Brasil

Chuva forte no Paraná causa destruição e alagamentos em Curitiba e deixa desabrigados

Capital teve até desabamentos nesta quarta-feira (5) por conta da força da água

Chuva provoca alagamentos no Paraná - Reprodução/RPC

O temporal que caiu na noite de quarta-feira (5) no Paraná deixou rastros de destruição e de alagamentos em Curitiba e, sobretudo, em cidades do litoral paranaense, onde os maiores índices pluviométricos foram registrados.

Houve registro de desabamentos na capital, queda de veículos em rios e dezenas de resgates em todo o estado. Ainda na manhã desta quinta-feira, homens do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil trabalham para atender famílias que foram afetadas ou precisaram deixar suas casas, conforme informações da RPC, afiliada da TV Globo, no portal G1.

Em Curitiba, a Defesa Civil registrou três desabamentos, de acordo com a reportagem: no bairo Bigorrilho, a parede do subsolo de um prédio desabou; no bairro Santa Cândida, o muro de um condomínio também foi ao chão; no bairro Cabral, um muro desmoronou e a garagem de um condomínio ficou completamente submersa.

No Batel, parte do telhado de um restaurante foi arrancado com a força da chuva. Na capital, houve alagamentos nas regiões da Praça Osório, Rodoferroviária, trincheira da Rua General Mário Tourinho, e nos bairros Fazendinha, novo Mundo, Bacacheri e Cidade Industrial. Além disso, dez árvores caíram.

Apenas no litoral do estado, onde o temporal foi ainda mais forte, o Corpo de Bombeiros do Paraná afirma que precisou atender 127 pessoas em 30 ocorrências. Em 20 atendimentos, os socorristas precisaram retirar pessoas de dentro de residências. Matinhos e Guaratuba foram as cidades mais afetadas.

Os bombeiros disseram que dois veículos caíram em rios e outros quatro ficaram ilhados. Por conta da quantidade de desabrigados, a prefeitura de Matinhos informou que preparou a Arena Vicente Gurski para receber pessoas que precisaram sair de suas casas.

Os acumulados de chuva até as 23h de quarta-feira:

- Matinhos: 123,0 mm

- Guaratuba: 112,8 mm

- Araucária: 74,8 mm

- Paranaguá: 74,4 mm

- Antonina: 58,2 mm

- Pinhais: 48,4 mm

- Colombo: 29,2 mm

- Curitiba: 22,4 mm