HOMENAGEM

Cientistas britânicos batizam árvore em homenagem a Leonardo DiCaprio

Uvariopsis dicaprio é nativa da floresta de Ebo, em Camarões, na África

Leonardo diCaprio - Reprodução/Internet

Leonardo DiCaprio agora é nome de árvore. Em agradecimento ao seu esforço nas causas climáticas, cientistas do Jardim Botânico Real de Kew, na Inglaterra, decidiram homenagear o astro de "Não olhe pra cima", catalogando uma nova espécie com seu sobrenome. A Uvariopsis dicaprio é nativa da floresta de Ebo, em Camarões, na África.

Segundo o Dr. Martin Cheek, um dos cientistas, em depoimento à BBC, a atuação de DiCaprio foi "crucial" para ajudar o desmatamento da floresta de Ebo, alvo da cobiça de madereiros nos últimos anos. Ebo é conhecida pela rica diversidade e por ser o lar de espécies como gorilas, chimpanzés e elefantes ameaçados de extinção.

Diante da ameaça de desmatamento na floresta, cientistas a ambientalistas enviaram uma carta ao governo de Camarões alertando para risco de extinção de diversas espécies em Ebo. DiCaprio repercutiu o documento em suas redes sociais, reforçando significamente a campanha.

Segundo a BBC, a Uvariopsis dicaprio é a primeira nova espécie catalogada pelos cientistas de Kew em 2022. A descoberta foi registrada na revista científica PeerJ. A árvore, de estatura pequena, com flores amarelas que crescem de seu tronco, foi encontrada em uma área da floresta criticamente ameaçada, sengundo os especialistas.