Receita

Aprenda a fazer uma tilápia recheada com farofa de camarão

Receita tem base nos pratos servidos no litoral nordestino

Tilápia recheada - Foto: Ed machado/Folha de Pernambuco

Imagine ter aquele gostinho de praia na mesa de casa. Motivo para peixe e camarão fazerem a combinação certa, por meio de uma receita simples, mas poderosa de sabor, no mês em que sol e mar ditam as regras na gastronomia.
 

Receita

Tilápia frita recheada 

(Pelo chef Felipe Costa | Restaurante Mangaio)

 

Ingredientes: tilápia

1 tilápia inteira limpa

3 dentes de alho picado

1 limão (suco)

1/2 colher de sopa de sal

Pimenta-do-reino moída

 

Ingredientes: farofa de camarão

150g de cuscuz cozido

450ml de óleo

1 limão (suco) 

2 colheres de sopa de manteiga de garrafa

1 colher de sopa de azeite

150g de filé de camarão

5 dentes de alho picado

1 cebola picada

1 tomate picado

1/2 pimentão picado

Sal

Pimenta-do-reino ralada

Modo de preparo do peixe

Comece temperando todo o peixe, com limão, alho, sal e pimenta. Deixe esse peixe marinando na geladeira por 30 minutos para pegar mais sabor.

Coloque o óleo para esquentar. Quando estiver quente, adicione o peixe. Deixe fritar de um lado até ele desgrudar da panela, vire e faça o mesmo do outro lado. Retire da frigideira e reserve retirando o excesso do óleo.

Modo de preparo da farofa

Tempere o camarão com sal, pimenta, suco de limão e 3 dentes de alho. Deixe na geladeira por 30 minutos. Em uma panela coloque o azeite e a manteiga para esquentar, adicione a cebola e deixe dourar. Em seguida, adicione 2 dentes de alho picado e também deixe dourar. Adicione o pimentão, mexa um pouco e logo em seguida adicione os camarões. Frite por 2 minutos e coloque os tomates picados, deixe por mais 1 minuto e adicione o cuscuz cozido. Mexa misturando tudo por cerca de 2 minutos.

Montando o prato

Em um prato com salada da sua preferência, coloque o peixe. Em seguida, abra e vá recheando a farofa de camarão, deixe seu peixe bem recheado. Finalize seu prato derramando um pouco de azeite.