Com redação sobre as mulheres nas ciências da saúde, reaplicação do Enem começou neste domingo (9)
Neste primeiro dia de avaliação, os participantes realizaram as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciência humanas e suas tecnologias
Neste domingo (9), começaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 para os participantes que tiveram a solicitação de reaplicação do Enem 2021, isentos que não compareceram em 2020 e se inscreveram na edição de 2021 e Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL/2021). Em todo o Brasil, mais de 340 mil candidatos estão inscritos para realizar as provas.
No primeiro dia de avaliação, os participantes realizaram as provas de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e Suas Tecnologias.
Os portões abriram às 12h e fecharam às 13h, com início das avaliações às 13h30. Os estudantes tiveram até às 19h para concluírem as provas.
Expectativas positivas
A vestibulanda Hawana Priscilla, 22, foi uma das candidatas que participaram do exame e encarou a prova com otimismo.
“O meu ponto forte é justamente a área de humanas”, destacou a estudante. Ela cursa Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e realizou a prova novamente para tentar, no mesmo curso, ingressar na Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE).
Já Alice Cristina Ferreira da Silva, de 19 anos, tenta uma vaga na UFPE para o curso de Design. Ela está confiante e diz que estudou o ano todo para realizar a provas.
“Eu tentei procurar o máximo de fontes além da escola, como cursinhos e vídeos na internet, porque eu não estou frequentando mais a instituição. Eu pesquisei muito sobre alguns temas da redação e estou confiando nos meus estudos”, pontuou Alice.
Tema importante
Nesta segunda aplicação do exame, o tema abordado na redação foi “Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil”. O professor de redação e língua portuguesa, Caio Freitas, considerou a problemática necessária e boa para a avaliação.
“O grande desafio não é a mulher se capacitar diretamente e, sim, ser reconhecida na prática. No Brasil, o preconceito com mulheres vai além dos dilemas de títulos de mestrados e doutorados, vai muito mais que um preconceito social. O grande problema não é colocar a mulher em um grande lugar e sim estabelecer a equidade para que ela possa dar continuidade ao que ela atingiu”, pontuou Caio.
Segunda parte da avaliação
No próximo domingo (16), os estudantes realizam as provas de ciência da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. O término da avaliação será às 18h30.