Cinema

Jornalista e crítico cinematográfico Luiz Joaquim assume programação do São Luiz

Escolhido pela Fundarpe, Luiz Joaquim vai dar continuidade ao trabalho de Geraldo Pinho, falecido em novembro de 2021

Luiz Joaquim, cineasta - Osmário Marques

O jornalista pernambucano, professor e crítico de cinema Luiz Joaquim é o novo programador do Cinema São Luiz, função que ele assume a partir deste mês de janeiro, dando continuidade ao trabalho do saudoso Geraldo Pinho, falecido no último mês de novembro.

Luiz Joaquim, que já trabalhou na mesma função no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, foi escolhido para o ofício pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Ele fica à frente das escolhas dos filmes que serão exibidos na sala de um dos remanescentes cinema de rua do Recife, no ano em que São Luiz completa 70 anos - data que será celebrada no próximo mês de setembro.

Com a nova designação no São Luiz, o crítico de cinema passa a acumular também a gestão do Museu da Imagem e do Som de Pernambuco (Mispe), cujo acervo encontra-se na Casa da Cultura.
 



“O tamanho da responsabilidade é proporcional a minha alegria em assumir essa nova função num dos templos não só do cinema nacional, como da arte brasileira. Vai ser algo ainda mais desafiador essa minha chegada aqui no São Luiz justamente quando o cinema completa 70 anos”, comentou Luiz Joaquim.
 

O novo programador do Cinema São Luiz complementa relembrando Geraldo Pinho. “Não é o caso de substituir meu saudoso amigo Geraldo Pinho, figura tão querida e fundamental não só para minha formação pessoal como para a de algumas gerações de jovens e adultos do Estado. Eu venho para dar continuidade ao legado de formação de público que ele competentemente construiu. O Cinema São Luiz merece ser reconhecido por todo pernambucano como a casa do cinema brasileiro”.