Agreste

Festival Curta Taquary abre inscrições para sua 15ª edição

É possível se inscrever em mais de uma mostra e não há limite de número de trabalhos submetidos por realizador

Oficina de Fotografia - 10º Curta Taquary - Divulgação

Entre os dias 16 e 22 de março, na cidade de Taquaritinga do Norte, no Agreste pernambucano acontece a 15° edição do festival audiovisual 'Curta Taquary'. 

O evento terá formato híbrido com objetivo de aprofundar os laços com a comunidade, reforçando seu compromisso com o meio ambiente e a cidadania. E já a partir desta segunda-feira (10) recebe as inscrições para suas nove mostras competitivas.

E, de acordo com o evento a cada filme submetido para análise da curadoria, uma espécie nativa será plantada em escolas e outros espaços públicos da cidade e seu entorno. Essa ação foi a forma encontrada de mobilizar a campanha de reflorestamento e recuperação de solo de áreas desmatadas e devastadas por queimadas.

As inscrições devem ser feitas no site do evento até dia 30 de janeiro. Podem participar filmes de ficção, animação, documentário ou de caráter experimental com até 30 minutos de duração, incluídos os créditos, que tenham sido concluídos a partir de janeiro de 2021.

 É possível se inscrever em mais de uma mostra e não há limite de número de trabalhos submetidos por realizador. Os realizadores e/ou produtores devem ser brasileiros ou radicados no país há mais de dois anos.

As nove categorias competitivas são: Mostra Brasil, com obras de temática livre; Mostra Primeiros Passos, voltada para os primeiros filmes de novos realizadores; Mostra Dália da Serra, com filmes produzidos em atividades pedagógicas, projetos de formação e oficinas.

Além da  Mostra Universitária, direcionada para produções oriundas de estudantes de graduação; Mostra Diversidade, com obras que abordem questões de sexualidade e de gênero. Completam ainda a programação a Mostra Curtas Fantásticos, com foco no horror, ficção científica e fantasia; Mostra Criancine, para o público infantojuvenil; Mostra Pernambucana, com trabalhos produzidos no Estado; e a Mostra Por Um Mundo Melhor, focada na educação ambiental.

“O Curta Taquary tem como objetivo principal proporcionar ao público a exibição de um panorama atual de curtas-metragens brasileiros e latino-americanos. O festival caracteriza-se como formador de plateia e seu público-alvo é a comunidade estudantil, das redes municipal e estadual, classe de educadores e população em geral. A expectativa desta 15ª edição é fortalecer o evento como veículo de formação e inclusão social, proporcionando uma programação que busque ações que contribuam na formação e na conscientização socioambiental das pessoas envolvidas”, explica Alexandre Soares, coordenador do festival.


SERVIÇO

15º edição do Curta Taquary

Inscrições de 10 a 30 de janeiro, através do site do evento 
Exibições entre os dias 16 e 22 de março

Dúvidas e mais informações: curtataquaryaudiovisual@gmail.com