Tecnologia

Teleconsulta já garantiu mais de 30 mil atendimentos na rede pública de saúde de Pernambuco

Plataforma possibilita que população não deixe de ter atendimento médico e multiprofissional

Serviço de teleconsulta da SES-PE disponibiliza atendimento para várias regiões - Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco

Durante a pandemia é inegável que a tecnologia conseguiu aproximar profissionais de saúde dos pacientes nos locais mais longínquos. E nesse processo a tomada de ações emergenciais, seja na rede pública ou privada, foi fundamental para reduzir os impactos do novo coronavírus. Diante desse desafio, a tecnologia de teleconsulta possibilitou mais de 30 mil atendimentos na rede pública em Pernambuco durante o isolamento para pacientes que não podem se deslocar até uma unidade de saúde. 

No período de isolmento social, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) recebeu gratuitamente da MV, empresa especializada em sistemas para saúde e com sede no Recife, o Clinic, plataforma que possibilita a prática da teleconsulta. A ferramenta possibilita que a população pernambucana não deixe de ter atendimento médico e multiprofissional.

A partir da liberação temporária da prática da telemedicina pelo Governo Federal, foi criado pelo Núcleo de Telessaúde da SES-PE o serviço de teleconsulta, com ajuda do Clinic MV. O sistema permite o agendamento de consultas virtuais, garante prontuário eletrônico dos pacientes, prescrição de receituários, laudos e encaminhamentos, além do atendimento online – através de vídeo chamada.   

O atendimento online foi iniciado com a pandemia, mas vem sendo utilizado até o momento. E por meio desta plataforma já foram realizadas cerca de 30 mil consultas no Estado, de abril de 2020 até agosto de 2021. Entre os pacientes atendidos por meio da teleconsultas estão as crianças com a síndrome congênita do zika vírus, portadores de algum tipo de deficiência, com doenças raras ou crônicas que não podem ficar sem as consultas com médicos e multiprofissionais como fonoaudiólogos e psicólogos.  

De acordo com Dulcineide Oliveira, diretora do Núcleo de Telessaúde da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, a experiência tem sido muito positiva, inclusive criado evidências importantes para contribuir com a institucionalização da Telessaúde no Brasil. “A pandemia mostrou que o modelo de consulta remota é essencial para o setor. Nossa preocupação imediata foi manter a assistência desses pacientes e o sistema de telemedicina da MV foi uma parceira fundamental na estratégia de evitar que eles buscassem atendimentos presenciais nos hospitais e serviços de saúde”.  

Onde está a teleconsulta
Atualmente o serviço de teleconsulta da SES-PE disponibiliza atendimento para várias regiões do Grande Recife, Agreste e Sertão - localizados nos Centros Especializados de Reabilitação, RARUS, nas unidades hospitalares, além das Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs), nas cidades de Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Belo Jardim, Caruaru, Ouricuri, Salgueiro e Serra Talhada.  

A oferta de teleconsulta no âmbito do SUS em Pernambuco levou a diretora do Núcleo de Telessaúde, Dulcineide Oliveira, a apresentar a experiência do Estado em debate nacional na Câmara dos Deputados, ao lado de representantes do Governo do Rio Grande do Sul e dos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein, ambos de São Paulo.  

Aumento gradativo
A liberação provisória da telemedicina auxiliou na ampliação do atendimento clínico. Segundo dados levantados pela Saúde Digital Brasil, que representa os principais operadores de telemedicina do país, o número de atendimentos por telemedicina aumentou gradativamente no Brasil, permitindo e garantindo acesso à saúde em todo o Brasil. Entre 2020 e 2021, mais de 7,5 milhões de atendimentos foram virtuais no País, sendo 87% de primeiras consultas.

Para Emerson Zarour, diretor executivo da Global Health, plataforma da MV, os avanços tecnológicos estão transformando o futuro da saúde. “Hoje existem diversas plataformas para facilitar nossa vida, na saúde não seria diferente. A consulta online faz com que o médico e paciente tenham um contato mais próximo mesmo à distância, permitindo acesso rápido e imediato ao atendimento clínico”, destaca Zarour.  

Nesse período de pandemia, a SES-PE mantem o atendimento dos pacientes com doenças crônicas que já são acompanhados pelos serviços de saúde, com isso as teleconsultas podem ser agendadas pelas unidades de saúde como Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape), UPAE e hospitais da Rede Pública do Estado.