Vacinação

Recife e Jaboatão dos Guararapes abrem cadastro para a vacinação de crianças

Os municípios planejam iniciar a vacinação assim que as vacinas forem distribuídas pelo Estado

FOTO: Divulgação/ Secretaria de Saúde de Recife

Na madrugada desta terça-feira aterrissaram no Brasil as primeiras doses da vacina Pfizer destinadas a faixa etária de 5 a 11 anos. Com a iminência desses imunizantes chegarem a Pernambuco, os municípios de Recife e Jaboatão dos Guararapes estão prontos para iniciar a aplicação das doses e abriram o cadastro em seus sistemas para as crianças. O primeiro grupo a ser vacinado será composto de crianças que possuem doenças neurológicas crônicas, autismo e Síndrome de Down.

De acordo com a secretária municipal de saúde de Jaboatão dos Guararapes e médica pediatra, Zelma Pessôa, imunizar as crianças é uma medida essencial para a proteção do coletivo. “A vacinação pediátrica contra a Covid-19 já é um fato instituído mundialmente e que resultou em grande êxito. A faixa pediátrica de 5 a 11 anos é uma faixa vulnerável e muito importante de ser vacinada porque ela funciona como transmissor para adultos vulneráveis, como os idosos e as gestantes. Então, além do risco para as próprias crianças, também existem riscos como vias de transmissão para outros grupos”, afirma ela.

A secretária acrescentou ainda que o imunizante é seguro e vem como uma maneira de frear casos graves e até mesmo mortes pelo coronavírus. “Se fala muito que existiram poucos óbitos no grupo infantil. Se fosse apenas 1 óbito por uma doença prevenível e com vacina, essa morte já seria inadmissível, então uma morte que seja, ela não deve ser minimizada quando se tem uma vacina evitando complicações. Quanto aos efeitos colaterais, que é questionado por muita gente, a doença Covid-19 gera muito maior complicação nas crianças do que a vacina. É um efeito colateral praticamente insignificante” 

No município de Jaboatão, os cadastros para a vacina devem ser realizados através do endereço https://deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br/ ou pelo aplicativo De Olho na Consulta. Já no Recife, o cadastro das crianças já podem ser realizados no site ou aplicativo do Conecta Recife

O prefeito da capital pernambucana, João Campos, relatou que “O Recife está pronto, as estruturas dos centros estão prontas e organizadas. Lembramos que os centros de vacinação de crianças entre 5 e 11 anos serão exclusivos para a vacinação desse público. E agora a gente está só esperando a vacina chegar, parte do Governo Federal”. 

Na cidade, pontos de vacinação específicos para a demanda da faixa etérea foram preparados para o melhor atendimento das crianças. São eles a sede do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte)e a UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).

Já o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, também destaca que o município está pronto para iniciar a vacinação. “Estamos nos adiantando para iniciar mais uma etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19 tão logo as doses sejam disponibilizadas ao município. A previsão é de que a aplicação tenha início neste sábado (15). Por isso lembramos aos pais e responsáveis a importância desse pré-cadastro”, falou. 

No município a imunização das crianças será realizada no Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres; na UniFG, em Piedade; e no Espaço Cidadania Ativa, no bairro do Socorro, além das unidades de saúde. 

A Secretaria de Saúde de Olinda informou à Folha de Pernambuco que está aguardando os protocolos e orientações oficiais do Governo do Estado antes de organizar as estratégias para a vacinação da faixa etária.