Apac renova alerta, e chuva deve seguir ao longo desta sexta-feira (14)
Chuvas estão associadas à ação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (Vcan) e ao grande teor de umidade que vem do Oceano Atlântico
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovou, na manhã desta sexta-feira (14), aviso meteorológico e indica a continuidade de chuvas com intensidade de moderada a forte na Região Metropolitana do Recife e Zonas da Mata Norte e Sul. Além disso, a agência estendeu a previsão para a região Agreste.
O aviso é válido até, ao menos, 23h59 desta sexta. Em caso de renovação, a Apac pode emitir um novo alerta.
Segundo a agência, as chuvas estão associadas à ação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (Vcan), sistema que atua no Estado há alguns dias, e ao grande teor de umidade que vem do Oceano Atlântico ocasionado por uma anomalia que eleva as temperaturas.
Em casos de emergência, a população deve seguir as recomendações da Defesa Civil do seu município.
Índices de chuva
De acordo com o monitoramento de chuvas das estações da Apac, a cidade de Sirinhaém, na Mata Sul do Estado, registrou o maior índice, com 135,53 mm nas 24 horas contadas até as 9h30 desta sexta.
No Recife, os maiores acumulados no período foram registrados em Santo Amaro, com 78,16 mm; Morro da Conceição, com 74,69 mm; e área do Porto, com 59,20 mm.
Em Ipojuca, no Litoral Sul, choveu 59,01 mm. E em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, a estação da Apac mediu 57,88 mm.
Alerta do Inmet
Na manhã desta sexta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alerta sobre o grande acumulado de chuvas para as mesmas regiões do Estado indicadas pela Apac: Metropolitana do Recife, Mata e Agreste.
Segundo o instituto, são esperadas chuvas de 30 a 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia até as 9h do sábado (15).
Esse índice de precipitação pode gerar alagamentos, deslizamento de encostas e transbordamento de rios em regiões com esse risco.