PGR pede inquérito para apurar supostas ofensas do senador Kajuru a ministro Gilmar Mendes
Procuradoria propôs a tomada dos depoimentos dos envolvidos para aprofundar a análise dos fatos
A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de abertura de inquérito para apurar supostas ofensas do senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) ao ministro Gilmar Mendes, que poderiam configurar crimes contra a honra.
Dentre as diligências iniciais propostas estão as tomadas de depoimentos do próprio Gilmar e do senador Kajuru.
Essas ofensas teriam sido proferidas durante uma entrevista do senador a uma rádio. De acordo com a transcrição, Kajuru classificou Gilmar Mendes como "de quinta categoria" e insinuou que o ministro venderia decisões para soltar presos, sem apresentar nenhuma prova. A investigação foi aberta após uma representação enviada à PGR por Gilmar.
"A natureza dessas declarações implica a possível prática de infração penal contra a honra, sendo necessária a elucidação do contexto de tais expressões para a compreensão da sua ligação com o exercício do mandato e o seu alcance pela imunidade material parlamentar", escreveu o vice-procurador-geral da República Humberto Jacques de Medeiros.
A PGR também solicitou a preservação do vídeo da entrevista e a realização de uma perícia com a transcrição completa do áudio.
O ministro Luís Roberto Barroso foi sorteado como relator do caso. Internamente, Barroso é um adversário de Gilmar e já manteve diversos embates públicos com o colega. Caberá ao relator decidir se acolhe o pedido de abertura de inquérito e as diligências solicitadas.