Em confronto duro, Retrô PE perde para o Cruzeiro e se despede da Copinha 2022
Equipe pernambucana não conseguiu segurar Cruzeiro e deu foi eliminada da competição
Retrô-PE e Cruzeiro se encontraram em Itapira, no interior de São Paulo, para definir quem chegaria nas quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Junior, a Copinha. Aparecendo como franco favorito, o Cruzeiro dominou as ações da partida, fez o placar mínimo e avançou de fase na maior competição de base do Brasil.
Durante a primeira etapa a equipe mineira dominou as ações da partida. Apesar de não produzir chances claras de sair a frente do placar, o Cruzeiro pouco sofria com a proposta apresentada pelo Retrô. De fato, o único momento de perigo diante da meta da equipe pernambucana aconteceu logo no começo da partida. O meia Daniel, do Cruzeiro, levantou a bola na área e Matheus Vieira mandou no travessão do goleiro Lucas Menino. Daí em diante a partida se encaminhava para o empate na etapa inicial, quando o zagueiro João Vitor, do Retrô, recuou a bola em direção a sua barra e o goleiro Lucas Menino, que havia saído da pequena área para se transformar em opção de passe não conseguiu retornar a tempo, deixando o Cruzeiro finalizar a primeira metade na frente do marcador.
No segundo tempo a partida parecia definida. Logo aos 9’ da etapa final, Alex Matos partiu em velocidade e chutou sem chance para Lucas Menino, foi o segundo do Cruzeiro e que sacramentou a vitória e classificação da equipe mineira. Na próxima fase a equipe mineira enfrentará o Desportivo Brasil, valendo vaga na semifinal da competição. Já o Retrô encerra sua participação histórica na Copinha e retorna para Pernambuco.