Recife

Recife abre 14 leitos pediátricos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Hospital Maria Lucinda

O local também recebeu suporte com oxigênio em dois leitos de sala vermelha

Hospital Maria Lucinda recebe 14 novos leitos infantis - Daniel Tavares/PCR

Novos 14 leitos pediátricos para dedicação exclusiva de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) foram disponibiliados pela Prefeitura do Recife no Hospital Maria Lucinda, localizado no bairro do Parnamirim, Zona Norte da capital. 

O local também recebeu suporte com oxigênio em dois leitos de sala vermelha para pacientes que aguardam transferência para Unidade de Terapia Intensiva, e ampliação no Serviço de Pronto Atendimento (SPA), com adição de mais um médico plantonista. 

“Essa é uma ação da Prefeitura do Recife que, através da Secretaria Municipal de Saúde, procurou o Hospital Maria Lucinda e a gente está custeando o funcionamento desses 14 leitos. Eles são destinados para crianças que apresentam algum problema respiratório em virtude da covid ou da influenza”, afirmou o prefeito da cidade, João Campos.

De acordo com a gerente geral de atenção integral à saúde da Sesau, Erika Siqueira, as novas vagas de leitos servem de retaguarda tanto para os pacientes da própria unidade de saúde, quanto para os oriundos do Hospital Pediátrico Helena Moura, também localizado na Zona Norte. “A decisão de inaugurar novos leitos veio de acordo com o cenário epidemiológico e com a intenção de possuir mais leitos para criar uma retaguarda ao Hospital Helena Moura, que é um dos nossos hospitais pediátricos que têm portas abertas para o atendimento das crianças durante a pandemia de Covid-19”, contou. 

Junto às festas de fim de ano, a Sesau registou maior número de pequenos apresentando sintomas respiratórios, como atesta Erika: “A gente teve um aumento de casos de crianças com Síndrome Respiratória Aguda Grave, observamos esse aumento de pais levando seus filhos para os nossos serviços de pronto-atendimento na semana do natal”. Por isso, a Secretaria reforça a importância da vacinação contra a Covid-19.

 
De acordo com a gerente, a imunização do público infantil é essencial na prevenção dos internamentos de crianças. “Nós começamos a fazer a vacinação no Recife neste último sábado e ela é super importante, principalmente porque evita a evolução do coronavírus para casos graves. A imunização tem total interferência em evitar a internação de crianças”, falou Erika Siqueira.

A vacinação dos pequenos teve seu início no dia 15 de janeiro para o grupo de crianças com doenças neurológicas crônicas e/ou distúrbios do desenvolvimento neurológico, com prioridade para a Síndrome de Down e o Autismo. De acordo com a Sesau, apenas no final de semana de 15 e 16 de janeiro, 153 crianças foram imunizadas e 486 estão agendadas para a vacinação ao longo desta semana.