Tecnologia

V.tal e a revolução 5G em Pernambuco

Empresa, que conta com rede de de fibra ótica no país, quer contribuir com o avanço da conexão e digitalização no Brasil e em Pernambuco

Cabos para fibra ótica - Pixabay/Divulgação

Realidade em diversos países do mundo, a tecnologia 5G promete uma conexão de internet móvel mais rápida e econômica, garantindo benefícios importantes em áreas como transportes e telemedicina, por exemplo. A quinta geração de telefonia móvel deve chegar em breve ao Brasil, inicialmente as operações até julho de 2022. Uma das empresas que terá papel importante para o recurso é a V.tal, primeira empresa de rede neutra fim a fim. A empresa conta com uma rede de infraestrutura de fibra ótica no país e pretende contribuir para o avanço da digitalização em todas as regiões do país com a implementação do 5G, incluindo Pernambuco e toda a região Nordeste.

Rede com milhões de domicílios
Segundo o diretor de Marketing da V.tal, Rafael Marquez, a rede da empresa chega a mais de 14 milhões de domicílios disponíveis para contratação do serviço de internet por fibra ótica em mais de 2,3 mil cidades. “Não atendemos um cliente final, mas nossa atuação fica por trás da cena, levando conectividade em fibra de alta velocidade e capacidade, ofertando banda larga para o cliente final. Não entramos no leilão do 5G, mas atuamos como parceiro de infraestrutura viabilizadora para quem comprou a licença”, disse. De acordo com Rafael, a atuação da empresa pode ser positiva já que conta com uma grande quantidade de rede de fibra ótica para que as empresas vencedoras do leilão tenham maior facilidade para implantação do 5G no País.

“O 5G ele habilita pela capacidade de velocidade de transmissões de dados, que a tecnologia não permitia. Um carro autônomo, precisa de uma rede de baixa latência, milimétrica, para não ter nenhum atraso já que atuará em alta transmissão de dados. Para o 5G funcionar, para enviar o sinal a fibra precisa chegar até as antenas que vão mandar o sinal. A estrutura de 5G deve ter uma estrutura de fibra robusta”, declarou.

Boas parcerias à vista
O diretor da V.tal, aponta também que a expectativa é de que boas parcerias sejam feitas, mediante a necessidade de fibras para implantação da nova tecnologia. A V.tal tem um plano de investimento da ordem de R$ 30 bilhões até 2025 para expandir sua rede já existente em todas as regiões do país. A empresa foi formada a partir do processo de separação estrutural dos ativos de fibra ótica da Oi, em que a infraestrutura de transporte foi segregada em uma empresa que está em processo de troca de controle para os fundos do BTG Pactual.