Futebol

Palmeiras é eleito melhor clube do mundo no ranking da IFFHS; Flamengo e Atlético estão no top 5

Pela primeira vez um clube brasileiro está no topo da lista da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol

Elenco do Palmeiras na final da Libertadores 2021 - Juan MABROMATA/AFP

O Palmeiras desbancou gigantes europeus e foi o melhor clube do mundo na temporada 2021, segundo o tradicional ranking da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). É a primeira vez que um clube brasileiro fica no topo da lista.

O alviverde, segundo colocado no ranking de 2020, atrás do Bayern de Munique, conquistou o bicampeonato da Libertadores em 2021 e somou o maior número de pontos no mundo (322).

O Atlético-MG ficou em segundo lugar (313 pontos), após grande salto em relação a 2020, quando terminara em 147º. Já o Manchester City, terceiro do ranking, tornou-se o melhor clube europeu de 2021, à frente do vencedor da Champions League, o Chelsea, quarto colocado. Na sequência, vem o Flamengo, em quinto.

O croata Dínamo Zagreb fez história ao terminar em sexto, sendo o primeiro time do país a ocupar o top 10. A ele segue o vencedor do ranking de 2020, o Bayern de Munique, agora em sétimo. Depois, vêm Real Madrid e Ajax. O Athletico Paranaense, campeão da última Copa Sul-Americana, aparece em décimo.

O ranking da IFFHS 2021 levou em consideração todas as competições disputadas entre os dias 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano passado.

O Palmeiras tornou-se o 16º time diferente a liderar o ranking de clubes da federação. O Barcelona (cinco vezes), o Real Madrid (quatro) e o Liverpool (três) são os clubes que mais vezes figuraram no topo da lista.

O Palmeiras se juntou ao grupo composto por Roma, Ajax, PSG, Valencia, Atlético de Madrid e Nacional — todos com um ano no topo do ranking.