M&M's: mascotes do chocolate colorido da Mars se modernizam e ganham novos sapatos
A mudança nos personagens é mais visível no pé de cada uma das seis figuras
Os personagens incorporados por cada bolinha colorida de M&M’s, icônico chocolate da Mars Wrigley, acabam de passar por pequenos ajustes no visual, enquanto a logomarca ganha letras levemente mais finas, segundo noticiou a CNN Business nesta quinta-feira.
A mudança nos personagens — cada um leva o nome da sua cor — é mais visível no pé de cada uma das seis figuras, com alterações nos calçados exibidos por elas, principalmente nas figuras femininas.
Assim, a Verde troca as botas de saltos altos por um par de tênis descontraídos. Já a Marrom ganha scarpins com saltos mais largos e confortáveis. O Vermelho e o Amarelo passam a exibir calçados com cadarços, enquanto Laranja agora tem cadarços amarrados.
O Azul, compara a reportagem, segue usando o que o presidente da companhia, Anton Vincent, teria chamado de uma “versão ruim de um par de Uggs”, o calçado que ganhou fama na Califórnia e agora voltou a bombar no mundo fashion.
Embora sutil, as mudanças estão sendo feitas num esforço da marca para tornar seus personagens mais atuais, refletindo de forma mais fiel os consumidores do chocolate, explicou o executivo. É movimento em linha com a tendência de o consumidor abraçar mais e mais as marcas com as quais se identifica.
Comparar o antes e o depois da mudança é praticamente um “Jogo dos 7 erros”. No caso da logomarca, ela deixa de aparecer inclinada, passando a ficar bem retinha, de pé. O último ajuste foi em 2019. A meta agora é dar destaque ao “e comercial” que liga as duas letras M.
David Camp, cofundador e sócio-gerente da Metaforce, de marketing, explicou à CNN Business que mesmo pequenas mudanças ajudam uma marca a se manter atualizada, frisando que é preciso saber sempre se reinventar para manter a relevância.
Os chocolates personagens surgiram em 1954, 13 anos após o M&M’s ter chegado ao mercado. De início, os comerciais da marca traziam o Vermelho e o Amarelo, representando as versões regular e de amendoim. Só mais tarde, a partir do fim da década de 1990, a galeria de personagens foi crescendo.
'Brand experience': O que e como a Michelin se tornou uma pioneira nesta estratégia de marca
Vincent afirma que os personagens passam a ser o destaque central. E admite que existe a possibilidade de ter outras duas bolinhas de chocolate femininas para equilibrar a divisão de gênero entre os personagens. Haveria condicionantes, neste caso, porém, já que seria preciso incluir de forma permanente novas cores no mix da marca.
Por esse motivo, a Verde e a Marrom tiveram esse tapa no visual, uma espécie de promoção. Vão ganhar espaço em anúncios, com o objetivo de ter “um pouco mais de equilíbrio de gênero”, reconhece o executivo.
Outras marcas têm feito ajustes. Uncle Ben’s e Aunt Jemima, por exemplo, mudaram de nome, logo e mascote por questões de origem racial.