Artistas e personalidades lamentam a morte de Elza Soares
Cantora morreu em sua residência, no Rio de Janeiro, aos 91 anos
Após a notícia sobre a morte da cantora Elza Soares, nesta quinta-feira (20), de causas naturais, em sua residência no Rio de Janeiro, vários artistas e personalidades usaram as redes sociais para prestar homenagem e lamentaram a perda de um dos maiores ícones na música brasileira.
"Elza Soares foi uma concentração extraordinária de energia e talento no organismo da cultura brasileira. Tendo sido fã de sua voz e musicalidade desde os meus anos de ginásio, tive a honra de ser procurado por ela quando de sua iminente decisão de abandonar a carreira e/ou o Brasil. Fui capaz de convencê-la a ficar porque entendi que aquilo era uma espécie de pedido de socorro. Compus o samba-rap "Língua" e a convidei para cantar a parte melódica. Assim ela voltou a cantar e a receber atenção. Voltou à televisão e, depois, figuras tão díspares quanto Lobão e Zé Miguel Wisnik fizeram questão de trabalhar com ela. Recentemente jovens músicos paulistanos (e ao menos um carioca que vive em Sampa) têm feito com ela o que ela merece. Morreu na glória a que fazia jus, numa idade respeitável, afirmando a grandeza possível do Brasil", postou o cantor e compositor Caetano Veloso.
Leci Brandão foi outra artista lamentar a morte da cantora. "Quanta tristeza! A nossa DIVA Elza Soares fez sua passagem hoje. A Voz do Milênio, Elza é uma referência de mulher, artista e ser humano. Elza é eterna! Eu agradeço por sua passagem iluminada nesse mundo. Que Olorum a receba em festa... Elza Soares, sempre presente!"
"Com muita tristeza recebemos hoje a notícia da partida da nossa querida Elza Soares. Perdemos não só uma das melhores cantoras e vozes mais potentes do Brasil, mas também uma grande mulher, que sempre defendeu a democracia e as boas causas. Elza foi uma lutadora pela arte e pela vida contra a fome, a miséria, o racismo e o machismo. Força à família, aos amigos e à legião de fãs em todo o mundo. Vá em paz, Elza. Sua voz e sua história seguirão vivas nas nossas mentes e em nossos corações", postou o ex-presidente Lula.
"O Brasil perde hoje uma de suas vozes mais fortes, representativas e mundialmente conhecidas. Elza Soares, que foi eleita uma das maiores artistas do mundo, teve sua vida marcada pela superação. Sua história é símbolo de luta pelo direito das mulheres, dos negros e dos mais pobres", escreveu o também presidenciável Ciro Gomes, no Instagram.
"Quanta tristeza", lamentou Gal Costa, que postou um vídeo de uma apresentação das duas juntas no III Perc Pan. Já o paraibano Chico César, postou uma foto da cantora com a legenda "ELZA para sempre".
"Eu honro Elza Soares. Honro a mulher, artista, cidadã, a amiga. Ela é foda! Sempre foi e sempre será! Dura na queda, nos ensinou a levantar a cabeça a cada tombo e depois seguir. Nos ensinou que é a gente quem leva a vida, que o comando é nosso e quando a gente perde o rumo, cabe a nós mesmos encontrar o caminho de volta. Perdi uma ídola e ganhei uma ancestral forte, firme, uma luz… Alterno lágrimas com risos, lembrando das histórias e me pego pensando no legado deixado por Elza: cabeça erguida e passos firmes. Te amo, Elza! Vc é pra sempre. Muito obrigada, Deusa", tuitou a atriz Taís Araújo.