Milan empata com Juventus e Inter se distancia na liderança
Milan e Juventus empataram em 0x0
Milan e Juventus não conseguiram marcar no duelo de maior destaque deste fim de semana pela 23ª rodada da Serie A e empataram em 0 a 0 no estádio San Siro neste domingo.
Este empate faz o Milan (agora 3º) ficar quatro pontos atrás do líder, seu vizinho e rival Inter de Milão, que no sábado havia vencido o Unione Venezia (17º) nos acréscimos.
Além disso, os 'rossoneri' foram alcançados em número de pontos e ultrapassados no saldo de gols pelo Napoli (2º), que neste domingo não teve dificuldades para vencer o lanterna, a Salernitana (4-1).
A vantagem de quatro pontos sobre Napoli e Milan dá tranquilidade à Inter, que além de tudo disputou um jogo a menos que seus dois perseguidores, antes da pausa do campeonato para as datas Fifa.
Diante de 5.000 espectadores - o máximo autorizado devido à pandemia de covid - no San Siro, o Milan não encontrou o caminho para marcar e não conseguiu se vingar da decepção de sua recente derrota no mesmo estádio contra a Spezia.
O Milan também perdeu Zlatan Ibrahimovic, substituído antes de meia hora de jogo por Olivier Giroud. O veterano atacante sueco encerrou sua participação colocando uma bolsa de gelo sobre o tendão de Aquiles direito.
O goleiro da Juventus, Wojciech Szczesny, foi uma barreira para os anfitriões, respondendo bem às tentativas de Rafael Leão (20), Theo Hernández (63) e Giroud (69).
Na área contrária, a 'Juve' tentou, principalmente com chances de Álvaro Morata (50) e Weston McKennie (85), mas o placar se manteve inalterado ao longo do duelo.
"Jogamos a partida que tínhamos para jogar contra esse time. Só faltou algo na área", lamentou o técnico do Milan, Stefano Pioli.
A Juventus, quinta colocada, segue a um ponto da quarta Atalanta, que no sábado também empatou em 0 a 0 com a Lazio (8ª). Na Itália, os quatro primeiros se classificam para a próxima Liga dos Campeões, objetivo básico do time de Turim, que teve um péssimo início de temporada e vem subindo posições desde então.
- Insigne alcança Maradona -
Mais cedo, o Napoli atropelou o lanterna Salernitana (4-1) e tirou a vice-liderança do Milan (os napolitanos têm a mesma pontuação mas um saldo melhor).
O brasileiro Juan Jesus (17 minutos), o belga Dries Mertens (45+4 de pênalti), o kosovar Amir Rrahmani (47) e Lorenzo Insigne (53 de pênalti), recuperado de uma lesão, marcaram os gols do Napoli neste jogo.
Foi um dia especial para Insigne, que alcançou o argentino Diego Maradona, ambos com 115 gols, atrás de Dries Mertens (144) e Marek Hamsik (121).
"Eu queria cobrar o (segundo) pênalti, mas foi importante para ele (Insigne), não devemos esquecer o que ele fez por nós", disse Mertens à DAZN sobre o futuro jogador do Toronto (da liga norte-americana).
O domínio do Napoli foi quase absoluto, monopolizando a posse de bola diante de uma equipe que só marcou em uma jogada isolada por meio de Federico Bonazzoli (33).
A Salernitana, sem o francês Franck Ribery, também ficou bastante enfraquecida no segundo tempo devido à expulsão aos 51 minutos de Frédéric Veseli.
Em outra partida, jogando fora de casa a Roma (6ª) venceu o Empoli (12º) por 4 a 2 e se aproximou do G4.
O destaque foi o inglês Tammy Abraham que marcou dois gols.
Também neste domingo a Fiorentina (7ª), sem o atacante Dusan Vlahovic e com dez jogadores durante quase meia hora, só conseguiu empatar em 1 a 1 com o Cagliari (18º). Com esse resultado a equipe toscana se complicou em sua tentativa de se aproximar da zona da Liga dos Campeões (G4).
A Spezia, com a confiança nas alturas depois de seus recentes triunfos contra Napoli (1-0) e Milan (2-1), continua sua recuperação na tabela (14º), graças a uma vitória sobre a Sampdoria, com um chute de primeira de Daniele Verde (69).
Seu técnico, Thiago Motta, respira mais tranquilo após ficar perto de ser demitido no final de 2021. Já o novo técnico da 'Samp', Marco Giampaolo, enfrenta uma situação delicada: sua equipe é a décima sexta com apenas três pontos de vantagem em relação á zona de rebaixamento.
Torino (10º) e Sassuolo (11º) empataram em 1 a 1. O gol do Torino foi marcado pelo paraguaio Antonio Sanabria, mas o Sassuolo evitou a derrota aos 88 minutos, com um gol de Giacomo Raspadori.