Movimentação intensa nos novos pontos de testagem para Covid-19; saiba como agendar
O Centro de testagem do Parque Dona Lindu contou com grandes filas enquanto o do Sesc de Casa Amarela estava com a demanda esperada
Com uma grande movimentação de pessoas, os novos pontos de testagem para Covid-19 no Parque Dona Lindu e no estacionamento do Sesc de Casa Amarela começaram a funcionar nesta segunda-feira (24), das 8h à 17h. A inauguração dos centros busca diminuir a concentração de pessoas nos demais pontos de testagem espalhados pela cidade.
O ponto de testagem do Parque Dona Lindu é gerenciado pelo Governo do Estado e funciona por demanda espontânea - isto é, as pessoas não precisam agendar para fazer o exame. Em seu primeiro dia de funcionamento, grandes filas se formaram e muitas pessoas esperaram horas até conseguirem realizar seus testes.
Na fila, muitos carregavam bancos para suportar a espera. Outros trouxeram sombrinhas, para se proteger do sol. Por volta das 10h da manhã a fila de pessoas chegava até a rua do estacionamento do parque.
A aposentada Francisca do Nascimento, que foi junto à neta, Manuela, foi faer o exame de Covid-19 após seu marido contrair a doença e precisar se isolar. "Tive um caso na família e vim aqui para fazer o teste porque senti moleza e fiquei meio febril, então disse 'eu vou fazer o teste', estou tomando todos os cuidados", disse.
Apesar de ter chegado cedo e ser do grupo de prioridades, Francisca precisou esperar a neta ser atendida antes de ir embora. Manuela chegou ao posto de 6h da manhã para pegar um lugar bom na fila e foi atendida por volta das 10h.
Casa Amarela
Já no centro localizado no estacionamento do Sesc de Casa Amarela e gerenciado pela Prefeitura Municipal, as filas eram pequenas. Para a realização dos testes de antígeno o público precisa se agendar no dia anterior através do site ou aplicativo do Conecta Recife a partir das 18h. Essa medida foi imposta para evitar horários ociosos e criar um ambiente mais seguro e sem aglomerações.
"Todos os dias, às 18h, abre a agenda para o dia seguinte, então quem tiver interesse de realizar o teste rápido para Covid-19 no Recife pela rede municipal precisa entrar no aplicativo ou no site para fazer esse agendamento, além de mostrar um documento de identificação com foto", disse a secretária executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, Marcela Abath.
De acordo com Abath, o agendamento foi implementado como uma maneira de atender melhor a população:
"O que estava acontecendo era que muitas pessoas falavam não ter conseguido fazer o teste [nos centros de testagem] e de fato não conseguiam, porque a demanda estava muito grande, então pela capacidade de realização não tinha como atender a todos. Por esse motivo, a prefeitura resolveu realizar todos os testes por meio de agendamento, para organizar melhor a demanda e dar mais conforto a população e aos trabalhadores".
Sobre o funcionamento do centro, a secretária informou: "A pessoa vem no seu horário de agendamento e na frente tem uma técnica que vai verificar se ela de fato está agendada. Com a confirmação, a pessoa entra por um outro setor onde vai ficar aguardando para preencher uma ficha e ser chamada para realizar o teste. Depois disso ela passa por outro setor para aguardar seu resultado".
Caso a pessoa teste positivo para a Covid-19 após receber o laudo do teste, a medida que deve ser tomada é a de se isolar. Aqueles que apresentarem sintomas necessitam ficar 10 dias em isolamento e mais 24h sem sintomas antes de sair de casa, enquanto aqueles que forem assintomáticos precisam seguir o isolamento por sete dias.
Em ambos os centros de testagem qualquer pessoa que sinta a necessidade de realizar o exame pode fazer o teste rápido de antígenos.