4º Janeiro Sem Censura: mostra cultural começa nesta quinta-feira (27)
Mostra segue até 12 de fevereiro com atrações presenciais no Recife, retransmitidas posteriormente online via YouTube
Rodas de diálogo e apresentações culturais integram a programação do 4º Festival Janeiro Sem Censura, a partir desta quinta-feira (27), em formato presencial e online via YouTube. Idealizada pelo Coletivo de Dança-Teatro Agridoce, a mostra cultural segue até 12 de fevereiro, no Espaço Cênicas, Bairro do Recife.
Os ingressos podem se adquiridos no modelo “Pague Quanto puder”, com contribuição mínima de R$ 10. Haverá lista de gratuidade para pessoas trans.
A edição deste ano do festival homenageia a atriz, cantora e performer Sharlene Esse – tida como uma das primeiras artistas trans da cena pernambucana, e conhecida por interpretar nomes da música, entre elas Gal Costa, Maria Bethânia e Dona Summer.
E é com recorte cultural em expressões que unem teatro, dança, música, cinema, performance e debates de pessoas trans, travestis, não-binárias, negras e periféricas, que a mostra foi pensada.
A performance “Atenção, se Beber não Dirija”, com a homenageada da edição, e “Eternamente Bibi”, espetáculo do Cara Dupla Coletivo de Teatro que relembra o legado da atriz Bibi Ferreira, com atuação da transformista Letícia Rodrigues, são atrações para a noite de abertura, quinta-feira.
Ao todo serão 12 atrações culturais que acontecem majoritariamente no Espaço Cênicas, no Bairro do Recife, a partir das 19h (de quinta a domingo) – exceto para a mostra audiovisual “Cine Pitangas”, que ocupa excepcionalmente o Teatro do Parque no dia 9 de fevereiro, às 18h, com exibição de seis curtas-metragens e um longa que abordam temáticas de visibilidade LGBTQIA+.
O festival encerra com o resultado da Oficina “(Trans)Passar em Foco” – entre os dias 24 de janeiro e 11 de fevereiro, no Museu de Arte Afrobrasileira Rolando Toro (Muafro) - com artistas trans, travestis e não-bináries selecionados pelo festival para apresentar experimento cênico fruto de vivência com o Coletivo Agridoce.
Para acesso ao Janeiro Sem Censura, será exigido o isso de máscara e apresentação de passaporte vacinal. Para acompanhar online, via YouTube, as apresentações ficarão disponíveis entre os dias 14 e 20 de fevereiro.
Serviço
4º Festival Janeiro Sem Censura, de 27 de janeiro a 12 de fevereiro no Espaço Cênicas (Rua Vigário Tenório, 199, Bairro do Recife)
Às 19h, com ingressos no formato “Pague Quanto Puder – R$ 10 (contribuição mínima)
Retransmissão das apresentações via YouTube, entre 14 e 20 de fevereiro
Mais informações e acesso à lista trans no Instagram @teatroagridoce / teatroagridoce@gmail.com
Programação
Quinta (27) - Abertura do Janeiro Sem Censura
“Eternamente Bibi”, com o Coletivo Cara Dupla
“Atenção, se Beber não Dirija”, com Sharlene Esse
Sexta (28) - Mesa de debates: “Visibilidade Trans”
Com Danny Barbosa, Fernando Lins, Samantha Vallentine, Sra Santos. Mediação:Jorja Moura.
Sábado (29) - Performances Musicais
“Boka - O Centro do Mundo”, com Benedita Arcoverde
“Ser Tão Cygana”, com RENNA
Domingo (30) - Performance de Dança
“Mi Madre”, com Jhanaina Gomes
Quinta (03/02) - Mesa de debates: “Preterida: como sobreviver a uma sociedade branco centrada?” - com Jarda Araújo, Lili Guedes e Tatiana Menezes.
Sexta (04/02) - Espetáculo Teatral
“Rainhas”, com Coletivo Abaya
Sábado (05/02) - Performance de Dança
“Arreia”, com Iara Campos e Iris Campos
Domingo (06/02) - Performances musicais:
Barbarize
Flor de Romã (com Coletivo Dança-Teatro Agridoce, Daruê Malungo e D'Improvizzo Gang - DIG)
Quinta (09/02), 18h - Mostra audiovisual “Cine Pitangas” – Teatro do Parque (Rua do Hospício, Boa vista) // Às 18h, acesso gratuito
“Sethico”
“Dance”
“Café com Rebu”
“Homens Invisíveis”
“Céu de agosto”
“Incendiárias - Filhas do Fogo”
“Brenda Lee e os palácios das princesas”
Sábado (12/02) - Teatro “Oficina: Trans(passar) em Foco”
Experimento cênico resultado da oficina com o Coletivo Agridoce e participantes