Aplicativo

Suape lança aplicativo para facilitar a logística da cadeia produtiva

O App Suape vai disponibilizar as informações em tempo real das embarcações que estão a caminho do complexo e as que estão atracadas

Lançamento do App Suape, no auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco - Lucas Medeiros/Divulgação

A logística de movimentação das cadeias produtivas de Pernambuco será beneficiada com uma iniciativa lançada pelo Complexo Portuário Industrial de Suape. Isso porque o porto lançou um aplicativo chamado App Suape, em que toda a comunidade portuária poderá acompanhar informações das embarcações em tempo real. Produzido pela Diretoria de Planejamento e Gestão da empresa, o App já está disponível na plataforma Android e, ainda esta semana, estará no sistema iOS. O lançamento foi nesta terça-feira (25), no auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco, no Recife.

Todas as embarcações que irão para Suape serão monitoradas e, pela sua geolocalização, o porto terá a estimativa do dia e horário em que o navio chegará ao complexo, podendo organizar a chegada das embarcações e os berços onde eles serão atracados. Todas essas informações poderão ser acompanhadas pelo app. 

Antes, o comandante das embarcações avisava verbalmente data e horário que iria chegar ao porto, mas nem sempre eram informações precisas, o que poderia gerar atraso na sequência dos navios, deixando-os parados esperando para atracar no porto. “A ocupação dos berços não era otimizada. A partir de agora poderemos monitorar em tempo real a hora da chegada do navio, fazer a seleção do berço e agilizar toda a logística”, explicou o diretor de Planejamento e Gestão de Suape, Francisco Martins.

“Toda a comunidade portuária que trabalha com movimentação de carga, até mesmo as centrais de distribuição, as indústrias que operam com matéria-prima, as empresas de e-commerce vão ser beneficiadas, porque vão poder fazer o acompanhamento das cargas pelos navios. Para os negócios, é a informação integrada em um único aplicativo”, enfatizou o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Roberto Abreu e Lima.

“A tendência é que todos os conteúdos sejam mais democraticamente acessados, pois mais eficaz será a operação. Quanto mais rápido um navio atraca e desatraca, mais rápido a carga chegará para a cadeia produtiva”, destacou o coordenador de Informação Territorial da empresa, Gleidson Dantas.

A ficha técnica das embarcações, o tipo de carga que está sendo transportada, as operações em andamento e os berços ociosos são outros dados encontrados no app.

Mais informações importantes

Não será apenas o acompanhamento das embarcações disponibilizado no app. Através da ferramenta, as pessoas também poderão acessar outras informações do Complexo de Suape. Em um dos ícones, estão disponíveis conteúdos das empresas instaladas, com informações da área ocupada por cada uma, a localização dentro do complexo, entre outros dados. É possível também acessar o ícone de Meio Ambiente de Suape, que traz ações de responsabilidade socioambiental, como a produção das mudas no viveiro. Além disso, a pessoa pode encontrar as notícias mais recentes de Suape e acessar diretamente o site do complexo.

“É um sistema que estabelece informações de maneira clara para melhorar a eficiência no mecanismo logístico e facilitar a parte burocrática até mesmo antes de a embarcação atracar no porto”, comentou o presidente de Suape, Roberto Gusmão.