Construções irregulares em área de preservação são destruídas na Zona Oeste do Recife
Além das edificações, foram encontradas cinco áreas aterradas com resíduos de construção civil
Quatro construções irregulares que estavam sendo erguidas em uma área de preservação no bairro do Jiquiá, Zona Oeste do Recife, foram destruídas nesta terça-feira (25) pela gestão municipal.
Além das edificações, cita a Secretaria Executiva de Controle Urbano do Recife (Secon), responsável pela ação, foram encontradas cinco áreas aterradas com resíduos de construção civil, um indicativo de que serviriam para novas moradias.
Alguns aterros, inclusive, estavam se aproximando das margens do rio Tejipió, segundo a Secon.
Além de limpar o local, as equipes da Secon e da Emlurb começaram a escavação de valas com o objetivo de recuperar a área degradada.
"Esses aterros em área de preservação, além de destruírem e desequilibrarem o ecossistema local, também têm reflexos negativos na drenagem da cidade, contribuindo para novos alagamentos em períodos de chuvas", explica o secretário de Política Urbana e Licenciamento, Leonardo Bacelar.
Segunda ação
Na última quarta-feira (19), uma iniciativa no mesmo local resultou na prisão em flagrante de dois homens.
Um seria mestre de obras de uma construção irregular e o outro dirigia o caminhão do qual o entulho foi despejado no mangue.
"Enquadrados no artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais, eles foram levados à Delegacia de Polícia de Meio Ambiente, onde foram autuados e liberados após audiência de custódia", informou a Secon.
Denúncias
As denúncias de situações irregulares como essas podem ser feitas pelos telefones 81 3355-8787, da Secon, e 0800 720 444, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.