Macaco fantasma e cobra-lesma estão entre 224 novas espécies descobertas na Ásia; veja fotos
Relatório da WWF divulgado nesta quarta-feira lista dezenas de répteis, sapos e tritões recém-identificados, além de 155 espécies de plantas encontrados na região do Mekong
Um macaco com círculos brancos fantasmagóricos ao redor dos olhos e uma cobra-lesma estão entre as 224 novas espécies listadas pela organização não-governamental World Wildlife Fund (WWF) sobre a região do Mekong, no sudeste da Ásia. Um relatório divulgado nesta quarta-feira expõe que há dezenas répteis, sapos e tritões recém-identificados, além de 155 espécies de plantas, incluindo a única de bambu suculenta conhecida, encontrada no Laos.
As espécies foram achadas em 2020, mas o relatório do ano passado foi adiado. O documento ressalta ainda a necessidade de proteger a rica biodiversidade e habitats da região, que inclui os países Vietnã, Camboja, Laos, Tailândia e Mianmar.
De acordo com a WWF, os cientistas identificaram mais de 3.000 novas espécies na região desde 1997, levando em conta a última lista. Os pesquisadores usaram medições e amostras de coleções de museus para comparar e identificar as principais diferenças com as características dos animais e plantas recém-descobertos. Esse estudo pode ajudar a determinar a variedade de espécies e ameaças à sua sobrevivência.
A nova espécie de macaco, um Popa langur, foi encontrada com base na correspondência genética de ossos recentemente coletados com espécimes do Museu de História Natural da Grã-Bretanha apanhadas há mais de um século, segundo o relatório. Entre suas características distintivas, estão largos anéis brancos ao redor dos olhos e bigodes apontando para a frente.
O macaco fantasma é candidato a ser listado como uma espécie criticamente ameaçada na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Isso porque, conforme o relatório, apenas entre 200 a 250 desses animais sobrevivem na natureza em alguns lugares.
Na mesma região em Mianmar, foram encontradas um novo tipo de begônia com flores avermelhadas e uma fruta carnosa. O país, que vive uma turbulência política desde o golpe militar, lida com a ameaça da mineração e da extração ilegal da madeira.
Uma outra planta chamada de "percevejo" em razão de seu odor semelhante ao de besouros usados na culinária asiática foi encontrada no nordeste da Tailândia. Há ainda casos como o de uma cobra lesma, de cor alaranjada, que pode ser vista em mais de um país.
A região do Mekong é ainda pouco explorada, apesar das invasões humanas e incursões em florestas tropicais. Por isso, a cada ano são encontradas novas espécies naquela área.