Tênis

Quem é Anna Danilina, parceira de Bia Haddad na final do Aberto da Austrália

Tenista será a primeira mulher representante do Cazaquistão numa final de Grand Slam

Bia Haddad e Anna Danilina - BRANDON MALONE / AFP

Não é só o tênis feminino brasileiro que vive um momento especial no Aberto da Austrália. Enquanto Bia Haddad será apenas a terceira do país a disputar uma final de Grand Slam, sua parceira Anna Danilina é a primeira tenista do Cazaquistão a chegar à uma decisão de um dos quatro torneios mais importantes do esporte. Mas quem é a parceira da brasileira?

Conheça Bia Haddad: A primeira brasileira da era aberta a chegar à final do Australian Open

Aos 26 anos, Danilina vive seu melhor momento no tênis. Ocupa sua melhor posição no ranking de duplas, onde é a 53ª colocada. Ao contrário de Bia, que não tem tradição atuando em parceria, ela se especializou em jogar com alguém ao seu lado. Das 16 partidas disputadas desde novembro, só perdeu uma.

Para chegar à posição atual, disputou uma série de torneios de menor expressão. Em 2021, foi campeã de nove, sendo oito do circuito ITF e apenas um do WTA (de Gdynia, na Polônia). Este ano, também ao lado de Bia, já havia se sagrado campeã do Sydney International, que serve de aquecimento para o Aberto da Austrália.

Mundial de clubes de futebol: Ataques a mísseis em Abu Dhabi preocupam; Fifa diz que monitora a situação

Em simples, não possui a mesma performance. Ocupa atualmente um modesto 334º lugar. Sua melhor posição foi a de número 269, atingida em setembro de 2020.

Apesar de ter atingido um feito para o tênis feminino do Cazaquistão, Danilina é russa. Ela representou o país natal até dezembro de 2011, quando mudou de bandeira. Outra curiosidade é que, além de tenista, a parceira de Bia Haddad é economista. Ela se formou em 2018, pela Universidade da Flórida, nos EUA.

A decisão será na madrugada de sábado para domingo. As adversárias são as tchecas Katerina Siniakova e Barbora Krejcikova.