Copa do Nordeste

Mikael anota hat-trick, e Sport bate Náutico de virada na Ilha do Retiro

Em jogo de cinco gols, Leão bateu o Timbu por 3x2 pela competição regional

Mikael fez três gols contra o Náutico - Anderson Stevens/Sport Club do Recife

Sport e Náutico proporcionaram um verdadeiro jogão na noite deste sábado pela segunda rodada da Copa do Nordeste. No sétimo encontro entre ambos na história do Nordestão, o Rubro-negro levou a melhor e saiu de campo com os três pontos diante de seu torcedor, na Ilha do Retiro. Após sair atrás no placar, o Leão viu Mikael brilhar com um hat-trick e bateu o Alvirrubro pelo placar de 3x2, no primeiro Clássico dos Clássicos do ano. Agora, o time da Praça da Bandeira chega aos três pontos na competição, enquanto o clube da Rosa e Silva estaciona em um no certame. 

O jogo

A torcida do Sport estava apreensiva com o jogo ainda antes da bola rolar. Horas antes do encontro, o rubro-negro recebeu a notícia que o meia Gustavo estava de saida da Ilha do Retiro. Por 2,2 miilhões de euros, o prata da casa vai defender as cores do Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes por quatro temporadas. Substituto imediato do prata da casa, o meia Denner desfalcou o time, após ser diagnosticado com Covid-19. Além dele, o volante Alê Santos foi mais uma baixa pelo mesmo motivo.

Com o duelo em ação, o Náutico tomou a iniciativa do jogo e foi melhor que o rival durante boa parte da etapa inicial. Durante os primeiros 15 minutos, o Timbu marcava presença no campo ofensivo, enquanto o Leão pouco chegava na área adversária. Inclusive, o Rubro-negro só assustava em vacilos da zaga alvirrubra. Em duas delas, Mikael saiu na cara de Lucas Perri, mas não soube aproveitar as oportunidades. Já o clube da Rosa e Silva, contou com falha do goleiro rival para abrir o placar. Depois de cobrança de falta de Leandro Carvalho pela direita, aos 27, Mailson soltou a bola nos pés de Robinho e viu o atacante empurrar a pelota para o fundo das redes. 

Mesmo com a vantagem no placar, o Náutico não se acomodou no duelo e por pouco não chegou ao segundo. Oito minutos após o gol, Hereda cruzou da direita e Carpina carimbou o travessão de Mailson com um toque sutil da entrada da área. Sem matar o encontro, o Alvirrubro acabou sendo castigado. Depois de perder duas chances, Mikael não desperdiçou a terceira oportunidade. Em mais uma jogadinha pela esquerda, Sander cruzou e o camisa 99 bateu rasteiro, sob as pernas de Perri para igualar já nos acréscimos.

Na volta do intervalo, o jogo ficou morno, sem muitas grandes chances criadas para ambos os lados. No entanto, o Clássico dos Clássicos ganhou em emoção após a metade da etapa complementar. Aos 29, Mikael recebeu bom passe de Everton Felipe e foi derrubado por Camutanga! Pênalti para o Sport e vermelho para o defensor que já tinha amarelo. Na cobrança, o atacante bateu firme no alto para virar a partida e fazer seu quarto gol na temporada.

O tento deu alívio aos donos da casa, mas o Timbu não se entregou, mesmo com 10 em campo. Quatro minutos mais tarde, Kauan Maranhão, que acabara de entrar, aproveitou boa jogada de Richard Franco e empatou o duelo com leve toque para vencer Mailson. O gol de empate, porém, não foi o suficiente para segurar o ímpeto leonino. Na reta final, Alanzinho recebeu de Everton Felipe e ajeitou para Mikael. Caindo no chão, o centroavante bateu cruzado e deu números finais ao clássico.

 Ficha do jogo

Sport
Mailson; Ezequiel, Thyere, Chico e Juba; Sander, Ítalo (Fábio Alemão) e Ronaldo; Jaderson (Vanegas), Everton Felipe e Mikael. Técnico: Gustavo Florentín.

Náutico
Lucas Perri; Hereda, Carlão, Camutanga e Júnior Tavares; Djavan, Rhaldney (Rafael Ribeiro) e Carpina (Pedro Vítor); Ewandro (Kayon), Robinho (Kauan Maranhão) e Leandro Carvalho (Franco). Técnico: Hélio dos Anjos. 

Estádio: Ilha do Retiro (Recife/PE)
Árbitro: Dênis da Silva Ribeiro Serafim (AL)
Assistentes: Pedro Jorge Santos de Araújo e Rondinelle dos Santos Tavares (ambos de AL)
Gols: Robinho, aos 27' do 1T e Kauan Maranhão, aos 33' do 2T (NAU); Mikael, aos 45' do 1T, 29' e 41' do 2T (SPT)
Cartões amarelos: Ezequiel, Sander, Mikael (SPT); Djavan, Robinho, Camutanga, Rhaldney (NAU)
Cartão vermelho: Camutanga (NAU)

DAZN

O DAZN, maior serviço de streaming esportivo do mundo, apresenta o melhor das competições esportivas nacionais e internacionais por uma assinatura mensal pelo custo de R$ 19,90. Para quem já é assinante, basta acessar o site ou o app da plataforma. Para quem ainda não tem conta, o serviço disponibiliza 30 dias grátis, bastando clicar neste link para se cadastrar. Você pode acompanhar os eventos pelo computador, no celular, tablet ou até no console do videogame.