Spotify perde US$ 2 bi em valor de mercado após boicote de Neil Young
A iniciativa de Young foi seguida por outros cantores, levando a companhia a anunciar medidas de combate à desinformação sobre a doença
O Spotify perdeu US$ 2,1 bilhões em valor de mercado em apenas três dias, após a lenda do folk-rock Neil Young iniciar um boicote à empresa, exigindo que o serviço de streaming retirasse conteúdo negacionista que questiova a eficácia da vacina contra a Covid-19. A iniciativa de Young foi seguida por outros cantores, levando a companhia a anunciar medidas de combate à desinformação sobre a doença neste domingo.
Na segunda-feira passada, Young deu um ultimato ao Spotify: ele não deixaria mais suas músicas na plataforma caso Joe Rogan, que tem um programa de podcast transmitido pela aplicativo, continuasse disseminando inverdades sobre a Covid.
A carta de Young dirigida à gravadora e a empresários, publicada no site do músico e depois retirada, dizia: "Estou fazendo isso porque o Spotify está espalhando informações falsas sobre vacinas – potencialmente causando a morte daqueles que acreditam na desinformação espalhada por eles. Por favor, aja imediatamente hoje e me mantenha informado sobre o cronograma".
A companhia sueca acabou optando por manter o programa de Rogan, que comanda o podcast de entrevistas mais ouvido no app nos EUA e bastante popular em outros países. Ele teria recebido mais de R$ 500 milhões em um contrato de exclusividade.
Young, então, decidiu remover suas músicas da plataforma na quarta-feira. Foi apoiado pela cantora canadense Joni Mitchell, que também retirou suas canções do serviço. Desde aquele dia até sexta-feira passada, as ações do Spotify caíram 6%, levando-o a perder R$ 2,1 bilhões em valor de mercado.
No mesmo período, a Nasdaq, bolsa americana que reúne empresas de alta tecnologia, subiu 1,7%. Na quinta-feira passada, os papéis do Spotify fecharam na mínima de 19 meses, de US$ 171,32 por ação.
O temor dos investidores é que a saída do artista se torne uma bola de neve nos próximos dias e gere um número significativo de cancelamentos de clientes, segundo o site da revista Variety.
Young tem 2,4 milhões de seguidores e mais de seis milhões de ouvintes mensais.
As ações do Spotify já estavam em queda antes da polêmica sobre conteúdo negacionista. Desde o início do ano até a véspera da remoção das músicas de Young, os papéis acumulavam queda de 25%.
Na sexta-feira, as ações tiveram uma ligeira recuperação, fechando em alta de 1%, a US$ 172,98 por ação, beneficiadas por uma recuperação do mercado em geral. No entanto, isso aconteceu antes de Joni Mitchell anunciar que ela também removeria suas canções do serviço de streaming de música
Sob pressão, o Spotify anunciou medidas para combater a desinformação sobre a Covid neste domingo. A empresa vai incluir links em todos os podcasts que mencionarem a doença, direcionando seus usuários para informações factuais e cientificamente verificadas, informou seu presidente e fundador, Daniel Ek.
Em carta aberta, ele disse que não pode agir como censor, mas que deve zelar pela segurança dos assinantes.
"Temos um papel crítico em apoiar a expressão de criadores (de conteúdo) e equlibrar isso com a segurança de nossos usuários. Neste papel, é importante para mim que nós não assumamos a posição de sermos censores de conteúdo, mas também devemos assegurar que há regras e que há consequências para aqueles que as violarem", disse Ek em carta aberta publicada no domingo
Ele não fez menção direta aos podcasts de Rogan.