luto

Dor e tristeza: amigos e familiares acompanham enterro de Jailma Muniz, morta em Glória do Goitá

Após o velório, o corpo seguiu em cortejo até o cemitério Santo Urbano, localizado também em Glória do Goitá

Cortejo da jovem Jailma Muniz da Silva, de 19 anos - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Dor e tristeza marcaram o velório e sepultamento da jovem Jailma Muniz da Silva, de 19 anos, estuprada e assassinada a golpes de arma branca, em Glória do Goitá, na Zona da Mata de Pernambuco, na segunda-feira (31).

Nesta quarta (2), amigos e familiares foram até a casa da vítima, onde ocorreu o velório, prestar as últimas homenagens. 

Em seguida, o corpo saiu em cortejo até o cemitério Santo Urbano, localizado também em Glória do Goitá, onde ocorreu o sepultamento. A Polícia Militar de Pernambuco acompanhou o trajeto.

Emocionada, a avó paterna de Jailma, Júlia Maria da Silva falou que a mãe da vítima passou mal ao reconhecer o corpo. 

"As cenas foram muito fortes, a minha nora não vai esquecer nunca essa cena. A minha neta não merecia isso, nem um animal merecia isso. Ela era uma menina de 19 anos, mas tinha a mente de 10, não tinha maldade". 

Amiga próxima da família, a dona de casa Mara Venceslau, carregou a coroa de flores em homenagem a Jailma durante o cortejo até o cemitério. Bastante comovida, Mara destacou que quando a mãe perde um filho, todas choram. “Que Deus a coloque em um bom lugar, está nas mãos Dele”.

De acordo com a coordenadora da Mulher do município, Luiza Nery, a coordenadoria da Mulher está dando todo o apoio às famílias. 

“A coordenadoria da Mulher está dando total apoio principalmente na parte psicológica para as duas famílias. A prefeitura está arcando com todas as despesas como os velórios, transporte para trazer as pessoas para o velório, dando todo um apoio logístico também na parte de saúde”, explicou.
 


O corpo de Jailma foi encontrado pela própria família no Sítio Cueiras, que fica às margens da rodovia PE-50, a poucos metros da casa onde ela morava. A vítima teria saído de casa e ido levar comida para os familiares que trabalham na agricultura, quando foi abordada pelo criminoso.

Policiais militares, com ajuda do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior, da Companhia Independente de Policiamento com Cães, e do Grupo Tático Aéreo, com ajuda de um helicóptero, saíram em busca do autor do crime, mas ninguém foi preso até o momento. O objeto usado para matar a jovem também não foi encontrado.

A Polícia Civil de Pernambuco também está realizando buscas para capturar o suspeito, que foi identificado como Edson Cândido Ribeiro, de 35 anos. Um mandado de prisão temporária foi expedido pelo Juízo da Comarca de Glória de Goitá, que também autorizou a divulgação oficial da imagem do procurado. O suspeito é morador da cidade e já foi preso por crimes de roubo e estupro.
 

Edson Cândido Ribeiro, de 35 anos. Foto: Divulgação/PCPE

O homem também é o principal suspeito de assassinar Kauany Mayara Marques da Silva, de 18 anos, que estava desaparecida desde o sábado (29). O corpo dela foi achado dentro de um bueiro, nessa terça-feira (1º), também em Glória do Goitá, em estado avançado de decomposição. 

A PCPE reforça que quem tiver qualquer informação sobre Edson, deve entrar em contato com o Disque Denúncia pelo número 3658.2905, ou com a ouvidoria da Secretaria de Defesa Social, pelo 0800.081.5001. O sigilo é garantido.