Comprovante de vacinação

Mais de 1,3 milhão de recifenses receberão o 'Passaporte Recife Vacina' pelo WhatsApp

A ação busca facilitar o acesso ao documento, que também está disponível no aplicativo ou site do Conecta Recife

Certificado de vacinação contra a Covid no Recife - divulgação/PCR

A partir desta quinta-feira (3), a prefeitura da Capital pernambucana encaminhará o "Passaporte Recife Vacina", em formato PDF, para o WhatsApp de todas as pessoas da cidade que estão cadastradas e receberam, no mínimo, a segunda dose do imunizante contra a Covid-19.

O envio das mensagens é realizado em parceria com o WhatsApp, em uma ação coordenada pela Secretaria Executiva de Transformação Digital do Recife.

A ação busca facilitar o acesso ao documento, que também está disponível no aplicativo ou site do Conecta Recife, e que é exigido para entrar em bares, restaurantes, espaços culturais e equipamentos públicos, seguindo diretrizes de segurança sanitária determinadas pelo Governo do Estado

Tecnologia

Segundo a Prefeitura do Recife, desde o início da pandemia, a gestão vem trabalhando fortemente na criação de mecanismos digitais que promovam cidadania, acesso à informações confiáveis e organização na execução do Plano Municipal de Imunização.

Exemplo dessa tomada de decisão é o sistema de agendamento eletrônico da vacinação, o Recife Vacina, que começou a operar em janeiro de 2021. Com uma geração própria de dados, as informações cadastradas nesse sistema permitem que a prefeitura lance mão de novas iniciativas baseadas em estatísticas estruturadas. 

O mesmo sistema opera também no agendamento de testagem da Covid, o Bora Testar, que está hospedado no Conecta Recife, tanto na versão web, quanto no aplicativo. O Atende em Casa também é outra importante ferramenta digital que ganhou ainda mais espaço e foi preponderante nas orientações básicas sobre o vírus.