Recife

Lanchonete no Recife furtava energia por dispositivo remoto; volume poderia abastecer 200 casas

Segundo a Neoenergia, a lanchonete Jader Burguer's será obrigada, por meio de um processo administrativo, a pagar toda a energia não cobrada.

Lanchonete instalou dispositivo para furtar energia - Divulgação

Uma lanchonete no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife, foi flagrada pela Neoenergia com um dispositivo eletrônico que, quando ativado a distância, por controle remoto, deixava de registrar a energia consumida. O volume de energia recuperado no estabelecimento foi de 31 mil kWh, o suficiente para alimentar 200 residências durante um mês. 

Segundo a Neoenergia, a lanchonete Jader Burguer's será obrigada, por meio de um processo administrativo, a pagar toda a energia não cobrada. "A distribuidora está protocolando notícia-crime junto às autoridades policiais competentes", informou. 

Além disso, o medidor alterado foi removido e um novo equipamento, instalado no estabelecimento comercial. 
 

A Neoenergia Pernambuco reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, sem a necessidade de identificação.

Denúncia
Caso alguma pessoa desconfie de ligações clandestinas ou mesmo de furto de energia por fraude no medidor, ela pode entrar em contato com a Neoenergia Pernambuco, por meio do 116, e fazer a denúncia.

Não precisa se identificar. Além de crime, essas ações colocam em risco a segurança de toda a localidade e prejudicam consideravelmente a qualidade, a continuidade e confiabilidade da rede de distribuição de energia elétrica.