Continua a corrida contra o tempo no resgate do menino Rayan
Lançados em uma corrida contra o tempo, os socorristas marroquinos avançaram muito lentamente neste sábado (5) para tentar salvar o pequeno Rayan, um menino de cinco anos que caiu em um poço há cinco dias e que está deixando o país em profunda aflição.
Rayan "aparece deitado de costas contra um lado" nas imagens de uma câmera de inspeção enviada ao poço estreito onde caiu na terça-feira, mas é "impossível dizer com certeza se ele está vivo", disse um dos responsáveis pela operação de resgate, Abdelhadi Tamrani.
No entanto, o líder da equipe disse a outros meios de comunicação que tem "grandes esperanças" de resgatá-lo vivo daquele poço de 32 metros de profundidade, cavado perto da casa da família em Ighran, não muito longe da cidade de Bab Berred, na província de Chefchaouen (norte).
As equipes de resgate lutaram para enviar oxigênio e água através de tubos e garrafas que desciam para Rayan, sem certeza de que o menino pudesse usá-la, segundo jornalistas.
Os trabalhos de perfuração de um túnel horizontal de poucos metros avançam a passos de formiga nesta aldeia de uma região pobre do norte de Marrocos. "Temos cerca de dois metros para terminar a escavação do túnel horizontal, esperando não ter que enfrentar rochas novamente", explicou Tamrani.
Ao amanhecer, uma enorme rocha impediu o trabalho. Segundo as autoridades locais, após três horas de esforço, eles conseguiram superá-la com a ajuda de pequenos equipamentos elétricos para evitar rachaduras ou colapso.
"Rezamos a Deus"
"Continuo esperançoso de que meu filho sairá vivo daquele poço", disse o pai de Rayan à televisão pública 2M na noite de sexta-feira. "Agradeço a todas as pessoas mobilizadas e aqueles que nos apoiam no Marrocos e em outros lugares".
A tragédia começou com o desaparecimento do menino na terça-feira às 14h00, hora local (10h Bras): "Toda a família se mobilizou para procurá-lo até percebermos que ele havia caído no poço", disse a mãe do menino, com os olhos cheios de água, à imprensa.
O acidente de Rayan gerou comoção e solidariedade nas redes sociais em todo o mundo. "Resista pequeno Rayan, por favor, resista", implorou um internauta no Twitter.
Um equipe médica foi deslocada até o local do acidente para dar atenção ao menino logo que for resgatado, confirmaram as autoridades locais. Um helicóptero hospitalar também está de prontidão.
"Nossos corações estão com a família e oramos a Deus para que ele se reúna com seus parentes o mais rápido possível", disse o porta-voz do governo Mustapha Baitas.