Futebol Inglês

Chelsea e West Ham sofrem mas avançam às oitavas da Copa da Inglaterra; City goleia

Sem seu treinador, o alemão Thomas Tuchel, que testou positivo para covid antes do duelo, o Chelsea teve dificuldades para se livrar do Plymouth

Chelsea - AFP

Chelsea e West Ham precisaram da prorrogação neste sábado para superar o Plymouth Argyle, da terceira divisão, e o azarão Kidderminster, da sexta divisão, respectivamente, para vencer por 2 a 1 nas duas partidas, pelas oitavas de final da Copa da Inglaterra enquanto o Manchester City dominou o Fulham, da segunda divisão, com mais autoridade (4-1).

A história foi especialmente cruel para o modesto Kidderminster, que estava em vantagem no placar no tempo regulamentar até que Declan Rice, que entrou no intervalo, empatou o jogo nos acréscimos (90+1). 

E o cenário se repetiu na prorrogação. Jarrod Bowen marcou o gol da vitória dos Hammers alguns segundos antes do apito final (120+1), quando a disputa nos pênaltis parecia inevitável. 

No final, esta virada fez esquecer a falha na saída aérea do goleiro francês Alphonse Areola, que significou o gol de Alex Penny (19), colocando assim o time da casa na frente. 

Em quase todo o confronto, o West Ham mostrou falta de ritmo e de convicção, não fazendo jus a uma equipe que está na quinta posição da Premier League e que luta por uma das primeiras vagas que dão acesso à Liga dos Campeões.

Sem seu treinador, o alemão Thomas Tuchel, que testou positivo para covid antes do duelo, o Chelsea, terceiro no campeonato inglês, teve dificuldades para se livrar do Plymouth graças ao bom desempenho de seus jogadores espanhóis. 

Aos 8 minutos de jogo, os 'Pilgrims' abriram o placar com uma cabeçada de Macaulay Gillesphey que conseguiu superar o belga Romelu Lukaku na bola aérea. 

Mas, ao contrário de seu vizinho londrino, o Chelsea criou inúmeras jogadas perigosas que foram frustradas pelo goleiro adversário Michael Cooper. 

Antes do intervalo, aos 41 minutos, o espanhol César Azpilicueta empatou após uma bela triangulação com o ítalo-brasileiro Jorginho. 

No entanto, os 'Blues' não conseguiram furar a defesa adversária na segunda etapa e tiveram de esperar até a prorrogação para vencer graças ao gol de outro espanhol, Marcos Alonso (105+1). 

Mas a partida não terminou naquele momento. A três minutos do fim, o time da terceira divisão teve um pênalti marcado a seu favor. 

Mas o também espanhol Kepa defendeu a cobrança, muito fraca, de Ryan Hardie.

- City goleia Fulham -

Também neste sábado, o Manchester City do técnico espanhol Pep Guardiola se recuperou rapidamente do gol do Fulham que sofreu logo no início marcado pelo português Fabio Carvalho (4). 

A alegria do adversário não durou muito. O alemão de origem turca Ilkay Gündogan deixou tudo igual dois minutos depois (6) e o zagueiro John Stones colocou os 'Citizens' na frente (13). 

O atacante argelino Riyad Mahrez aumentou a vantagem marcando duas vezes, sendo que na primeira convertendo um pênalti (53) e pouco depois ampliou (57) dando à sua equipe uma vitória tranquila. 

O duelo da FA Cup serviu para Frank Lampard fazer sua estreia no comando do Everton com uma confortável vitória por 4 a 1 sobre o Brentford. 

Já o Southampton sofreu para se classificar para a próxima fase ao vencer o Coventry, da segunda divisão, por 2 a 1 na prorrogação.

A principal vítima desta quarta fase até agora foi o Manchester United, eliminado na sexta-feira no seu estádio diante do Middlesbrough, da segunda divisão, nos pênaltis (8-7 após um empate em 1-1).

--- Jogos dos 16-avos de final da Copa da Inglaterra

- Sexta-feira 4 de fevereiro

Manchester United - (+) Middlesbrough 1 - 1 (7-8 nos pênaltis)

- Sábado 5 de fevereiro

(+) Chelsea - Plymouth Argyle 2 - 1 (com porrogação)

Kidderminster Harriers - (+) West Ham 1 - 2 (com prorrogação)

(+) Crystal Palace - Hartlepool 2 - 0

(+) Everton - Brentford 4 - 1

(+) Huddersfield - Barnsley 1 - 0

(+) Manchester City - Fulham 4 - 1 

(+) Peterborough - QPR 2 - 0

Wolves - (+) Norwich 0 - 1

(+) Stoke - Wigan 2- 0

(+) Southampton - Coventry 2 - 1 (com prorrogação)

(15h30) Cambridge - Luton 

(18h00) Tottenham - Brighton 

- Domingo 6 de fevereiro

(10h00) Liverpool - Cardiff 

(14h00) Nottingham Forest - Leicester 

(16h30) Bournemouth - Boreham Wood 

(+): classificados para a próxima fase