Covid-19

Prefeitura do Recife inaugura cinco centros e amplia capacidade de testagem para 9 mil por dia

Os locais começaram a funcionar nesta segunda-feira (7), com 500 vagas por dia

Centro de testagem do COMPAZ Dom Helder Câmara - Foto: Marconi Meireles/ Folha de Pernambuco

Como forma de atender a alta demanda de diagnósticos de Covid-19 no Recife, a Secretaria de Saúde (SESAU) do Recife inaugurou cinco novos centros de testagem para a doença que começaram a operar nesta segunda-feira (7). Para realizar a testagem, o público deve fazer o agendamento pelo site ou aplicativo do Conecta Recife.

Os novos centros disponibilizam 500 vagas diárias, nos Compaz Dom Helder Câmara, no Coque, e Miguel Arraes, na Caxangá, na Escola Municipal Maria Sampaio Lucena, na Cohab, e na antiga sede do SESI da Mustardinha. O centro localizado no Estádio do Arruda também começa a operar, porém com a estrutura que antes se localizava no SESC de Casa Amarela. 

O prefeito do Recife, João Campos, anunciou os novos locais e advertiu sobre a importância de, além da realização do teste, manter todos os cuidados com os protocolos de higiene. “Com essa nova expansão, nós vamos atingir a marca de 9 mil testes diários no Recife. A gente segue fazendo a nossa parte, ampliando as equipes em hospitais, em unidades provisórias de covid, mas a gente também segue ampliando a testagem e pede que vocês se cuidem, que possam usar máscaras e tomar todos os cuidados necessários”, explicou. 

No novo centro COMPAZ Dom Helder Câmara, a movimentação pela manhã foi escassa e quem agendou seu atendimento por lá conseguiu realizá-lo sem intercorrências. Foi o caso de Aurenice Ferreira, dona de casa de 59 anos que não estava sentindo sintomas mas teve contato com uma amiga doente. 

“A minha vizinha estava meio adoentada, então eu estava ajudando ela. Depois ela testou positivo e como eu tive esse contato próximo a ela, vim fazer o teste para tirar a dúvida e ficar tranquila”, disse ela. 

Aurenice destacou também que marcou seu horário de forma simples pelo Conecta Recife e a rapidez foi uma surpresa boa: “Foi rápido mesmo, excelente. E aqui está muito tranquilo, normalmente tem muita gente, e eu pensei ‘que horas eu vou sair de lá?’, mas pela rapidez, já estou aguardando o resultado”. E o resultado foi negativo: “Estou aliviada e agora é continuar tomando os cuidados que já venho seguindo, usar máscara, álcool em gel e manter o distanciamento”, anunciou. 

A enfermeira Viviane Santos também fez o teste para o coronavírus na manhã desta segunda-feira (7), e o resultado deu negativo. “Eu sou enfermeira e por isso que vim testar, tenho rinite e normalmente fico com os sintomas de coriza, tosse, resfriado, então faço o teste de forma recorrente”, falou. 

Sobre a importância da inauguração dos novos centros para suprir a demanda da população do Recife, a secretária executiva de vigilância em Saúde, Marcella Abath, destacou: “Até o momento anterior, não estávamos conseguindo atender toda a demanda de testagem. Por esse motivo foi necessário ampliar as nossas vagas nos centros que já estavam funcionando, bem como implementar novos centros e a importância da ampliação é para que toda a população do Recife tenha acesso à realização dos testes de Covid-19”.

O agendamento para os novos centros abre todos os dias às 15h e segue disponível até que todas as vagas sejam preenchidas. Os locais de teste funcionam de domingo a domingo, das 8h às 18h, com exceção do Compaz Dom Helder, no Coque, cujo horário é das 7h30 às 16h. 

Para realizar a marcação pelo site ou aplicativo do Conecta Recife a pessoa deve clicar no ''Bora Testar” e preencher um cadastro simples com dados pessoais e comprovante de residência. No dia e hora marcado, deve-se levar tanto o comprovante de residência quanto um documento oficial com foto. 

Com a adição dos novos cinco pontos, a cidade do Recife passa a contar com 12 centros de testagem promovidos pela prefeitura, além de oito unidades de saúde onde os testes também podem ser realizados. Confira a lista:

Policlínica Waldemar de Oliveira (em Santo Amaro); 

Upinha Eduardo Campos (na Bomba do Hemetério);

Centro de Saúde Professor Mário Ramos (em Casa Amarela);

Upinha Vila Arraes (na Várzea); 

Centro de Saúde Professor Romero Marques (no Prado);

Centro Social Urbano (CSU) Afrânio Godoy (na Imbiribeira);

Upinha Moacyr André Gomes (no Morro da Conceição); 

Policlínica Arnaldo Marques (no Ibura).