Prefeitura do Recife anuncia testagem de Covid-19 sem agendamento para idosos
Medida faz parte das ações para ampliação da testagem na capital e já passa a valer nesta terça-feira (8)
O prefeito do Recife, João Campos, anunciou, nesta segunda-feira (7), a testagem sem agendamento eletrônico para maiores de 60 anos no município. A medida vale a partir desta terça-feira (8), visando a agilizar e ampliar o serviço de testes de Covid-19 na capital. Todos os 12 centros exclusivos de testagem do Recife passam a atender a nova medida.
A partir de agora, para os maiores de 60 anos do Recife, basta apenas comparecer a um dos centros de testagem, com o comprovante de residência e documento com foto.
"A partir de amanhã [terça], em todos os nossos centros de testagem, as pessoas idosas poderão chegar sem agendamento prévio. Se você, idoso, tem algum sintoma ou teve algum contato alguém que está com covid e deseja fazer o teste, você pode procurar um dos centros de testagem da Prefeitura do Recife sem necessidade de agendamento prévio", afirmou o prefeito.
"Para as pessoas que tem menos de 60 anos, continua necessário fazer o agendamento no Conecta Recife. Todo dia abre às 15h, e no dia seguinte, você já pode fazer essa testagem", disse o prefeito João Campos.
De acordo com a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marcella Abath, a medida foi tomada com base nas dificuldades que alguns idosos apresentavam na hora de marcar seu horário. “Nós optamos em abrir os teste de Covid-19 e torná-los por demanda espontânea para os idosos em função da dificuldade que muitos deles apresentam em fazer o agendamento pela falta de facilidade no manuseio do aplicativo e site. Muitos deles também não têm acesso ao digital e a intenção foi de facilitar o processo”, explicou.
“Era frequente chegarem idosos nos centros de testagem que queriam seus resultados e não haviam feito o agendamento, alguns até mesmo sem saber que isso era necessário. Outros, sabiam que precisavam marcar, mas tinham muita dificuldade”, completou Marcella.
De acordo com a PCR, o serviço de testagem foi ampliado em 15 vezes em pouco mais de 20 dias no Recife. São 12 centros exclusivos de testagem, além de oito unidades de saúde capacitadas par a realização dos testes.
Foram abertos, nesta segunda, os pontos do Estádio do Arruda; do Compaz Dom Hélder Câmara, no Coque; do Compaz Miguel Arraes, na Madalena; da Escola Municipal Maria Sampaio Lucena, na Cohab; e da antiga sede do Sesi, na Mustardinha.
Os locais de testagem funcionam de domingo a domingo, das 8h às 18h, com exceção do Compaz Dom Hélder, que funciona das 7h30 às 16h. Cada um dos pontos disponibilizará 500 vagas por dia.