Irã anuncia desenvolvimento de míssil com capacidade para ameaçar Israel
O míssil de longo alcance foi nomeado Khaybarchekan
O Irã anunciou, nesta quarta-feira (9), o desenvolvimento de um míssil terra-terra de longo alcance, capaz de atingir alvos em Israel.
O site da Guarda Revolucionária, o Sepahnews, disse que o míssil foi nomeado Khaybarchekan, em homenagem a uma vitoriosa batalha do profeta Maomé, no século VII.
O chefe das Forças Armadas, Mohammad Bagheri, descreveu o projétil como um míssil estratégico de "longo alcance".
De acorod com o Sepahnews, o míssil tem um alcance de 1.450 quilômetros, funciona com combustível sólido e é capaz de penetrar os sistemas de defesa antiaérea.
O míssil foi apresentado durante uma visita a uma base aérea dos Guardiães feita pelo chefe do Departamento Aeroespacial, general Amirali Hajizadeh.
"Sua manobrabilidade e extrema velocidade permitem-no alcançar alvos em um raio de 1.450 km", informou o site.
Israel fica a pouco mais de 1.000 quilômetros da fronteira ocidental do Irã.
Na segunda-feira (7), Bagheri afirmou que o Irã é "autossuficiente em termos de equipamento militar" e destacou que o país pode se tornar um dos maiores exportadores de armas do mundo, se as sanções americanas forem suspensas.
O Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS, na sigla em inglês) indicou que o Irã tem cerca de 20 tipos de mísseis balísticos, assim como mísseis de cruzeiro e drones.