Pernambuco

Surto de Covid-19 afeta funcionários do INSS em PE; sindicato pede ao MPT-PE passaporte de vacina

A motivação é que os funcionários estão se contaminando com Covid-19 e os atendimentos estão sendo suspensos

Previdência Social - Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

O Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco (Sindsprev) realizou uma denúncia no Ministério Público do Trabalho (MPT-PE) para que seja exigida, nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a apresentação do certificado de vacina para as pessoas poderem entrar nas agências. A motivação é que os funcionários estão se contaminando com Covid-19 e os atendimentos estão sendo suspensos. 

Segundo o Sindicato, nos últimos 20 dias, as agências de Buíque, São Bento do Una, Canhotinho e Arcoverde precisam suspender as atividades após funcionários testarem positivo para Covid-19. Em Petrolina, Sertão de Pernambuco, a situação é crítica. Como há muitos casos de funcionários com Covid-19, a agência pode suspender as atividades, afirmou o Sindicato. 

Além disso, o Sindicato ainda pede - em ofício ao MPT-PE -, para que todos os funcionários sejam testados após algum apresentar suspeita e haja sanitização do ambiente da agência para evitar a proliferação dentro do espaço. 
 

“Evidentemente que esses servidores estão expostos com maior intensidade aos riscos de contaminação da nova variante Ômicron, e passam a ser, também, vetores de contaminação de outras pessoas, sobretudo, daqueles que habitam nos mesmo lares, pois, como também é de conhecimento geral, este vírus é de fácil propagação e contágio”, afirma parte do ofício do Sindicato. 

Em outubro do ano passado, o governo de Pernambuco decretou que os prédios públicos e particulares do Estado passem a cobrar o passaporte da vacina para que as pessoas tenham acesso aos locais. Essa é uma das cobranças do Sindicato que afirma que o INSS não está exigindo a comprovação. 

Sobre o funcionamento das agências, o INSS informou que "não há nenhuma agência fechada no Estado", disse a autarquia. Com relação a exigência da apresentação do cartão de vacina nas agências, o órgão informou à reportagem, por meio de nota, que “não existe normativo na Instituição que exija o comprovante de vacina para o segurado entrar nas agências. O INSS é regido pelas normas federais e não por decretos estaduais”. 

Sobre as agências, o INSS ainda informou que “todas as agências de PE estão com funcionamento normal. Na capital pernambucana, apenas a Agência de Afogados, está fechada para reforma”.