Pernambuco

PMPE recebe 1,3 mil smartphones para otimizar confecção dos BOs

Os 1.304 celulares são de última geração e correspondem a mais uma etapa da Implementação do Bids, lançado em setembro de 2021

Polícia militar recebe novos smartphones - Hélia Scheppa/SEI

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, entregou nesta quinta-feira (10), 1,3 mil smartphones para a Polícia Militar do Estado durante reunião do Pacto Pela Vida. Os aparelhos serão utilizados para informatizar o trabalho dos batalhões e otimizar o processo de registros de ocorrências do Boletim Integrado de Defesa Social (Bids). 

Os 1.304 celulares são do modelo “Galaxy A12” da Samsung, e correspondem a mais uma etapa da implementação do Bids, lançado em setembro de 2021. O programa visa à integração do trabalho das polícias Civil e Militar através de seu aplicativo instalado nos smartphones, que permite o acompanhamento das ligações de emergência até os procedimentos da polícia judiciária. Algumas unidades da RMR já contam com o programa. 

O secretário de Defesa Social, Humberto Freire falou sobre a importância da implantação do Boletim Integrado de Defesa Social: “Essa aquisição possibilita que o efetivo operacional nas ruas esteja equipado com um aparelho moderno, conectado à internet e interligado a todos os aplicativos e sistemas de segurança pública, a exemplo do Alerta Celular, Alerta Bike, Polícia Ágil, Infopol e outros, além de registrar os fatos e fazer as devidas consultas em tempo real”.
 

De acordo com o tenente coronel da PM e gerente de tecnologia da informação da Secretaria de Defesa Social, Policarpo de Freitas, os smartphones recebidos serão essenciais para essa modernização dos boletins e acompanhamentos.

“A gente está fazendo a entrega de 1.304 smartphones de última geração para a Polícia Militar e esses aparelhos vão ser utilizados no projeto Boletim Integrado de Defesa Social (Bids). No caso da Polícia Militar, um dos módulos desse Bids é o boletim de ocorrência eletrônico da PM. Já temos 12 unidades funcionando, 28 esperando esses aparelhos para também entrarem nesse mundo digital e 14 aguardando os smartphones e finalizando o treinamento”, afirmou. 

De acordo com o tenente coronel, até o final de abril, a previsão é a de 100% da Polícia Militar tenha passado pelo treinamento necessário para manusear os aparelhos e entender suas funções. A intenção é de deixarem de utilizar BOs manuscritos e passarem completamente para o eletrônico. 

Sobre o processo de treinamento, Policarpo explicou: “A gente teve o cuidado de pegar cada Organização Militar Estadual e treinar quem chamamos de ‘multiplicadores’, então essas pessoas voltam para as suas unidades e têm autonomia [para treinar os demais]”. 

Os aparelhos celulares distribuídos possuem pacote de ligações e 20 gigabytes em seu pacote de dados. Seu uso contribui para a integração entre a Polícia Militar e Civil, tornando mais simples processos que antes aconteciam manualmente.

“O próprio policial passa a ter maior celeridade para confeccionar o BO e, quando chegar à delegacia, essas informações serem reaproveitadas pelo policial civil. Nós fizemos a integração do boletim de ocorrência então todas as informações são reaproveitadas. Hoje em dia o policial militar chega com um papel e esse papel é digitado pelo policial civil, então nós temos um ganho de pelo menos 50 minutos para ambos os policias, e a viatura volta mais rápido para a rua e não passa muito tempo na delegacia”, disse o tenente coronel. 

Os celulares começarão a serem distribuídos aos batalhões e companhias da Região Metropolitana do Recife e do Interior, a partir desta sexta-feira (11), com expectativa que a entrega termine na sexta-feira da próxima semana.