Eleições

TSE diz que Forças Armadas não questionaram segurança das urnas eletrônicas

Em nota, Corte afirma que está na fase final da elaboração das respostas ao representante da Comissão de Transparência Eleitoral

Eleições - Abdias Pinheiro/SECOM/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta sexta-feira que está em fase final da elaboração das respostas a um questionamento feito pelas Forças Armadas a respeito da segurança nas eleições.

De acordo com a Corte eleitoral, o pedido com “dezenas de perguntas de natureza técnica”, foi apresentado em dezembro pelo representante dos militares na Comissão de Transparência Eleitoral, Heber Garcia Portella.

Segundo o TSE, em nota, o pedido do representante das Forças Armadas foi protocolado próximo do recesso, quando os profissionais das áreas técnicas fazem uma pausa. E que, após este período, o conteúdo começou a ser elaborado e será encaminhado nos próximos dias.
 

"Cabe destacar que são apenas pedidos de informações, para compreender o funcionamento do sistema eletrônico de votação, sem qualquer comentário ou juízo de valor sobre segurança ou vulnerabilidades. As declarações que têm sido veiculadas não correspondem aos fatos nem fazem qualquer sentido", afirma a Corte.

Ainda de acordo com o TSE, as perguntas encaminhadas pelo representante dos militares são de natureza técnica, "com certo grau de complexidade".

"Tudo está sendo respondido, como foi devidamente comunicado ao referido representante", apontou ainda o TSE.