Pandemia

Recife começa a vacinar alunos de 5 a 11 nas escolas municipais contra a covid-19

Vacina de aluno contra covid-19 em escola da rede municipal do Recife - Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco

Começou, nesta quarta-feira (16), a campanha de vacinação contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos nas escolas da rede municipal de ensino do Recife.

A ação da Prefeitura do Recife visa a acelerar a imunização das crianças, disponibilizando 500 doses por dia em cada unidade escolar. 

Em seu primeiro dia, a vacinação aconteceu nas escolas municipais dos Coelhos, do Engenho do Meio e Santa Maria, contando com a presença da prefeita em exercício Isabella de Roldão e o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. A cada dia, a imunização ocorre em escolas diferentes - confira o calendário da semana ao fim do texto; o restante da programação ainda não foi divulgado.

“Estávamos com uma expectativa grande, um planejamento intenso e essa programação para podermos chegar ao nosso objetivo, que é vacinar 100% das nossas crianças. Então quanto mais possibilidades de aproximar essa vacina, melhor”, afirmou Isabella de Roldão.

A campanha é uma realização da Prefeitura do Recife através da Secretaria de Educação e Saúde. Os pais e responsáveis foram notificados sobre a imunização e precisam assinar um documento autorizando os filhos a se vacinarem para que as crianças possam se imunizar sem sua presença, no horário da aula. Mas, caso desejem, as escolas também estão abertas para receber aqueles pais que queiram acompanhar suas crianças

“Nós estamos enviando uma carta para os pais explicando a importância da vacina para a criança, para a escola e para a família, e explicando também que a criança só vai ser vacinada com a autorização dos pais. Vai junto à carta um termo de autorização que eles assinam e, com isso, a escola vai fazer a vacinação da criança”, explicou o secretário de Educação. 

Liliane Alves foi uma das mães que resolveu estar presente para ver o filho receber a primeira dose. “Ele estava muito ansioso, todo dia perguntava ‘Quando eu vou tomar minha vacina?’. Graças a Deus, esse dia chegou. Não precisou nem agendar, aqui na escola tudo foi providenciado e deu certo. Muita gente estava fazendo medo, mas o que vale é que os nossos filhos estão protegidos”, disse ela. 

O filho dela, Edgar Henrique Alves, mandou um recado para as crianças: “Por favor não tenha medo não. Isso daqui é apenas para você ficar protegido e não pegar essa covid. Você tem que vir tomar a vacina”. 

Segundo a prefeitura, todas as escolas da rede municipal do Recife realizarão a vacinação nas crianças de 5 a 11 anos. “Nós vamos contemplar todas as escolas porque a gente entende que, quando fazemos o processo de vacinação com o apoio de todo o time, avançamos bastante. Tivemos uma ótima experiência com os estudantes acima de 12 anos e acreditamos que, com as crianças vamos avançar muito, já que a maior parcela dessa faixa etérea está justamente nas escolas”, completou Fred Amancio.

Ao se vacinarem, os pequenos passam por um período de observação para garantir seu bem estar. "Temos, além da presença da equipe de saúde, pessoas da própria Secretaria de Saúde que estarão acompanhando esse processo de verificar o tempo de 15, 20 minutos após a vacinação", disse o secretário, explicando que, ao se vacinarem, as crianças recebem um adesivo com o horário em que receberam a dose e o tempo de observação. "Todos serão observados”, garantiu.

Confira o calendário desta semana:

Quinta-feira (17): 

Escolas Municipais Santa Maria Goretti (Vasco da Gama); Mário Melo (Campo Grande); Santa Luzia (Estância); Educador Paulo Freire (Ipsep); e Carlúcio de Souza Castanha Júnior (Cohab).

Sexta-feira (18):

Escolas Municipais Diná de Oliveira (Iputinga); Draomiro Chaves Aguiar (Casa Amarela); Professora Jandira Botelho Pereira da Costa (Campo Grande); e Novo Mangue (Ilha de Joana Bezerra).