Tecnologia

Amazon leva Alexa para a rua preocupada com a privacidade

Empresa americana lança seu primeiro fone de ouvido no Brasil de olho em "recursos" como localização e histórico de gravações

Controladores smart poderão ser acessados por comando de voz, via Alexa - Amazon/Divulgação

A Amazon lança, nesta quarta-feira (16), no Brasil seu primeiro fone de ouvido trazendo as preocupações com a privacidade para o centro de seu lançamento. Isso porque é a primeira vez que a companhia americana vai levar a Alexa, sua assistente de voz, para fora de casa.

O tema de privacidade na empresa ganhou ainda mais força no último fim de semana com o novo comercial da companhia por conta do Super Bowl, um dos maiores eventos esportivos do mundo. Protagonizado pela atriz Scarlett Johansson e seu marido, o comediante Colin Jost, o filme mostra a Alexa lendo mentes e se antecipando aos desejos do casal.

Hoje, a Alexa, um sistema de inteligência artificial da Amazon, está presente em diversos produtos dentro de casa, como televisores e os próprios equipamentos vendidos pela companhia, chamados de Echos, que já somam 18 itens diferentes em comercialização no Brasil.
 

Assim, de olho nos consumidores preocupados com a privacidade,  os novos produtos, batizado de "Echo Buds", vem com a capacidade de silenciar o aplicativo Alexa, além de ter a possibilidade de visualizar e excluir as gravações de voz e seu histórico.

— Os fones são desenvolvidos com múltiplas camadas de proteção e controles de privacidade — diz Talita Bruzzi Taliberti, country manager de Alexa no Brasil.

Além disso, o usuário consegue apagar ainda o histórico de localização do produto, por exemplo. O novo fone vem com três microfones que permitem ajudar no reconhecimento de voz.

O especialista em segurança Jonatham Carneiro, da UFRJ, acredita que as notícias recentes em torno do volume de informações que a Alexa consegue captar despertou uma preocupação de parte dos consumidores. Por isso, ele acredita que esse tema entrou no centro de preocupação da companhia para não perder clientes.

— É importante que as empresas tragam esse tema e expliquem que o consumidor pode restringir o uso de seus dados. Se ela não faz isso, o concorrente pode fazer — disse ele.

Os novos fones vão custar entre R$ 899 e R$ 999 e poderão ser usados de forma integrada com o celular. Vão ter um funcionamento semelhante com os equipamentos  da marca, nos quais o consumidor pode ativar rotinas, criar lembretes e pedir para fazer ligação com o celular no bolso.

Segundo Jacques Benain, gerente-geral para dispositivos na Amazon Brasil,o novo produto marca uma nova fase da Alexa no Brasil, que ganhou versão em português há dois anos.— É a primeira vez que estamos lançando um produto com Alexa voltado para a mobilidade — lembrou ele.