Carnaval

Tradição do carnaval de Olinda, Pitombeira dos Quatro Cantos ganha homenagem pelos seus 75 anos

A agremiação surgiu de uma brincadeira entre amigos, que moravam entre a Rua do Amparo e os Quatro Cantos

Troça Carnavalesca Pitombeira dos Quatro Cantos - Divulgação

Nesta quinta-feira (17) a tradicional troça carnavalesca de Olinda, Pitombeira dos Quatro Cantos, completa 75 anos. Com o carnaval cancelado a agremiação não sairá às ruas devido a pandemia da Covid-19. Todavia, a data não passará em branco.

Isso porque alunos das Rede Municipal de Ensino prestarão homenagem ao bloco com a concurso de redação de cartas voltadas à turma da Pitombeira. A premiação acontece às 19h na sede da troça, na Rua 27 de Janeiro, Sítio Histórico da cidade.

O primeiro lugar coube a Cauã Eduardo Santos, da Escola Municipal de Tempo Integral Monte Castelo (Rio Doce). Em segundo ficou Raphaela Beatriz Medeiros Vieira, da Escola de Tempo Integral Sagrado Coração de Jesus (Amaro Branco). Completa o pódio Francielly Vitória Oliveira do Nascimento, da Sagrado Coração de Jesus. Todos os estudantes cursam o 8° ano. 

Sobre a Pitombeira

Fundada em Olinda, em 17 de fevereiro de 1947, a agremiação, é fruto de uma brincadeira entre amigos, que moravam entre a Rua do Amparo e os Quatro Cantos e que saíram pelas ruas com galhos de pitombeira - árvore da pitomba. 

A partir daí, tornou-se costume sair todos os anos durante as festividades carnavalescas."A Pitombeira tem uma importância muito grande para nossa identidade cultural, com seu estandarte que arrasta milhares de pessoas pelas ladeiras de Olinda com alegria e irreverência'', diz o diretor de Cultura de Olinda, Alexandre Miranda. 

'' Sua sede é um ponto de encontro na cidade, para conversar, contar histórias sobre o carnaval e ouvir muito frevo. Ela é uma guardiã do nosso patrimônio, que é o carnaval. É um dia de muita reverência a uma das troças mais importantes do carnaval de Olinda", ressalta Miranda