Carnaval e política

'A turma tá subindo', novo single e clipe de Siba faz provocação carnavalesca

Artista pernambucano lança a música nas plataformas digitais, na próxima quinta-feira (24)

Siba estreia novo clipe e single, nesta quinta-feira (24) - José de Holanda / Divulgação

Às vésperas de mais um "não-Carnaval", o segundo festejo de Momo cancelado no Estado em razão da pandemia da Covid-19, o cantor e compositor pernambucano Siba oferece mais uma provocação em forma de frevo, nesta quinta-feira (24), quando vai ao ar o videoclipe e o single "A turma tá subindo", com participações do mestre Anderson Miguel e da Orquestra de Bolso, e direção audiovisual de Fernando Velázquez. Este será o primeiro lançamento digital do Três Selos.

"A música tinha essa expectativa e perspectiva da possibilidade de haver o Carnaval de algum jeito, que depois não se confirmou. Mas, de minha parte, eu nunca deixo de movimentar uma energia que é para essa época, para o Carnaval. Mesmo no ano passado, que também não teve, é um momento que não passa batido", explica Siba. Com produção musical do próprio Siba e de João Noronha, dupla que já havia produzido o último algum do cantor, Coruja Muda. A gravação da músicacontou com vozes, percussões e sopros de Mestre Nico e a bateria de Rafael dos Santos para acompanhar o artista e sua guitarra.

"Como era um frevo, uma música para o Carnaval, mais uma vez eu trouxe a Orquestra de Bolso de Olinda para somar - já está virando uma tradição no Carnaval fazer alguma coisa com eles - e o mestre Anderson por toda a tradição na Mata Norte. Ele canta o refrão e faz uma participação muito forte na música", conta Siba.

Carnaval e política
Entusiasta do Carnaval e pesquisador das tradições musicais da Zona da Mata, Siba enxerga na força popular da festa um potencial que transcende o mero divertimento. "Para muitos, é só uma festa, mas eu acho que o Carnaval é um momento bem central da nossa cultura que tem uma reverberação na política também. (...) O carnaval sempre foi político, sempre teve a sátira", destaca.

O artista convida o público a refletir sobre a crise sem precedentes que se abateu sobre a classe artística - primeira a parar e última a receber auxílio - e a postura do Governo Federal em relação à Cultura nos últimos três anos. "(A música) dialoga com o momento político do país agora. A realidade se abate muito fortemente para nós da cultura. Nós só para nós, artistas, mas todo o campo da Cultura está há três anos sob forte ataque de um governo inimigo", opina.

Videoclipe comunitário
Com imagens produzidas em Nazaré da Mata, Recife e São Paulo, o videoclipe foi feito com a ajuda de muitas mãos, reunindo diversos tipos de captação, desde as mais profissionais às feitas com celular. A produção foi feita de forma remota e contou com participações especiais.

Segundo Siba, o clipe procurou retratar uma sensação de energia coletiva positiva, reforçando a letra da música, que o artista ainda guarda a sete chaves para não estragar a surpresa. Dirigido por Fernando Velázques, parte das cenas foram filmadas no Galpão Cru, em São Paulo. O figurino é assinado por Marcelo Subrin e a equipe técnica ainda contou com Gustavo Milward (assistência de projeção), Nicholas Martins (iluminação), José de Holanda (segunda câmera e still) e Melina Hickson (produção executiva).

Assista ao teaser:
 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por S I B A (@sibaveloso)


Ficha técnica do single "A turma tá subindo":
Voz e guitarra: Siba (@sibaveloso)
Bateria: Rafael dos Santos  (@rafaelbatera)
Voz, percussão e sopro: Mestre Nico (@mestrenico.coral)

Equipe do audiovisual:
Direção do Clipe :  Fernando Velázquez
Assistência de projeção : Gustavo Milward (@gustavomilward_)
Assistência de iluminação: Nicholas Martins (@nicholas_martins_)
Filmado no: Galpão Cru (@galpao_cru)
Segunda câmera e fotografia still: José de Holanda (@zedeholanda_)
Figurino: Marcelo Subrín (@marcelosubrin)
Produção musical A Turma tá Subindo: João Noronha (@joao.no.ro.nha) e Siba (@sibaveloso)
Produção Executiva : Melina Hickson (@melinahickson) e José Oliveira (@FinaProdução
Um lançamento: Três Selos (@tres.selos)
Imagens da Orquestra de Bolso: Bidu Alves (@bidu.alvez)  e Hugo Muniz (@hugomunizzz)

Feats:
Mestre Anderson Miguel (@anderson_miguell10)
Orquestra de Bolso (@orquestradebolso)
Ricardo Pessoa
Tiririca
Debson trombone
Jorge Neto
Léo Gervázio
Guitarra de Siba: Seithy Handa (@kuumba.wa)