SOLIDARIEDADE

Hemope tem reforço de super-heróis para incentivar a doação de sangue

A intenção do Hemope é o de aumentar em 100 pessoas o número de doadores diários

"Super-heróis solidários" no Hemope - Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) realiza, na manhã desta terça-feira (22), no Recife, ação dos super-heróis solidários para incentivar a doação de sangue. O movimento faz parte da campanha que tem como tema “No Carnaval, a folia é solidária: vamos doar sangue no Hemope” e almeja aumentar as doações em 30%. 

A campanha promovida teve seu início no dia 15 de fevereiro e segue até o dia 2 de março. A intenção do Hemope é o de aumentar em 100 pessoas o número de doadores diários e, de acordo com a presidente do Hemope, Gessyanne Paulino, a previsão é de que esse crescimento continue por todo o período que seria de Carnaval. 

“A campanha para buscar o doador para vir até o Hemope é o ano inteiro, mas, nas festividades, conseguimos envolver mais as pessoas. Essa animação do Carnaval precisa permanecer, nesse período nós conseguimos mobilizar as pessoas para fazerem seu gesto de solidariedade e de responsabilidade social. Conseguimos, todos os anos, aumentar o banco de sangue do Hemope em torno de 20% a 30%”, afirmou Gessyanne. 

“Os super-heróis não sairão no Carnaval, mas vieram fazer sua campanha de solidariedade e de chamamento para que as pessoas venham até o Hemope”, completou. 

De acordo com o intérprete do Batman, o fotógrafo Carlos Bezerra, de 51 anos, a missão mais essencial que a Liga dos Super Amigos possui, anualmente, é a de estimular a doação de sangue. 

“Nós nos reunimos em outros eventos para a alegria da criançada, mas hoje estamos fazendo a alegria de todos, crianças e adultos. Essa missão é uma das mais importantes que a Liga dos Super Amigos faz todos os anos, que é incentivar a população a vir doar sangue, doar vida. Os heróis de verdade são as pessoas que vêm fazer a doação de sangue e que estão salvando vidas”, disse ele. 

O funcionário público Oscar Eusébio é uma dessas pessoas que foram até o Hemope doar sangue.“É um gesto bonito porque o banco do Hemope está escasso de sangue. As pessoas deviam ter mais consciência e saber que salvar uma vida é muito importante”. 

Como ele, Welania Maria estava se preparando para doar. “A doação de sangue salva vidas de pessoas que realmente estão precisando, é questão de ser humano, eu acho que todo mundo deve ajudar, e a campanha motiva as pessoas a terem coragem de vir doar”, disse. 

Com o período de pandemia, os estoques de sangue sofreram baixas, e a campanha de carnaval veio justamente para que o Hemope continue a suprir as demandas de sangue do Estado. 

“Nós não compramos sangue na farmácia ou no laboratório, nenhuma fabrica que não a do corpo humano produz o sangue, por isso a importância de que as pessoas possam vir até o Hemope fazer a doação. Nossos estoques continuam baixos e todos os tipos de sangue são muito bem vindos”, explicou a presidente do Hemope. 

Para doar sangue no Hemope, é preciso apresentar o comprovante de vacinação e um documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais do que 50 kg. Os menores de 18 anos necessitam de autorização e acompanhamento dos pais ou responsáveis, enquanto os maiores de 60 que desejem fazer a doação de sangue pela primeira vez precisam consultar um médico. 

Também é necessário estar bem de saúde, ter tido uma boa noite de sono e não ter ingerido nenhum tipo de bebida alcoólica até 12 horas antes. Pessoas que se infectaram com a Covid-19 devem esperar 15 dias livre de sintomas antes de realizar a doação. O Hemope funciona de segunda a sábado das 7h15 às 18h30.