Futebol

Na estreia de Conceição, Náutico busca classificação e premiação de R$ 750 mil

Timbu pode faturar quantia caso elimine o Tocantinópolis, quarta (23), pela Copa do Brasil

Náutico comemora gol - Tiago Caldas/CNC

O Náutico encerrou os preparativos para o jogo contra o Tocantinópolis. O confronto será nesta quarta (23), às 20h30, no estádio Ribeirão, em Tocantins, pela primeira fase da Copa do Brasil. O torneio é uma ótima oportunidade para o Timbu reforçar os cofres em 2022, principalmente em um momento com jogos de portões fechados em Pernambuco por conta da medidas restritivas envolvendo o combate à Covid-19, além da necessidade de reparos estruturais nos estádios do Trio de Ferro da Capital. A vaga na etapa seguinte é decidida em jogo único. Os pernambucanos precisam apenas de um empate para avançar. Em caso de classificação, os alvirrubros vão embolsar R$ 750 mil.

Essa será a 27ª participação do Náutico na Copa do Brasil. O melhor desempenho do clube foi em 1990, chegando até a semifinal, caindo apenas perante o Flamengo. Na edição, os pernambucanos tiveram o artilheiro do torneio, Bizu, autor de sete gols. 

A participação mais recente do Náutico na Copa foi em 2020, sendo eliminado na segunda fase, para o Botafogo. Nos anos de 1991, 1994, 1996, 1997, 1998, 2004 e 2021, o Timbu não obteve vaga na competição. Ao todo, os alvirrubros têm 100 jogos no mata-mata nacional. Foram 45 vitórias, 24 empates e 31 derrotas.

Para o confronto, o Náutico terá a estreia do técnico Felipe Conceição. O profissional não foi liberado para ficar na área técnica da equipe nos quatro jogos passados, por conta de uma punição enquanto ainda treinava a Chapecoense, pelo Campeonato Catarinense, mas o Timbu obteve o efeito suspensivo para contar com o comandante em Tocantins. "A Copa do Brasil é uma competição importante para o clube e cria uma expectativa positiva para jogar bem, respeitando o adversário, mas entrando forte", disse o treinador.

Com uma lesão grau três na coxa direita, o atacante Kieza ficará 45 dias afastado dos gramados. Com isso, o atleta só ficará à disposição do treinador a partir de abril, desfalcando o Náutico no restante do Campeonato Pernambucano.Já o meia Eduardo Teixeira teve uma lesão grau também na coxa, mas com tempo estimado de retorno em três semanas.