DESPEDIDA

Paulinha Abelha tem segundo velório, em cidade natal: 'Ela ajudava a todos', diz prima

Mãe está sob efeito de remédios; um mês antes de morrer, cantora fez vídeo mostrando o drama do pai, que tem Alzheimer e era cuidado por ela

Paulinha Abelha com o pai, que sofre de Alzheimer - reprodução/Instagram

"Paulinha Abelha era a cumeeira da casa", conta ao Globo a prima da cantora sergipana, que morreu na última quarta-feira (23), em decorrência de complicações derivadas de uma crise renal. Termo muito utilizado em estados da região Nordeste, cumeeira são telhas em forma de meia cana usada nas partes mais altas (cumes, daí a palavra) ou nos vértices dos telhados, algo que representa o cerne de um lar.

— Mesmo fazendo o sucesso que ela alcançou, Paulinha Abelha nunca esqueceu da família. Ela era a cumeeira da casa. Se você perde a cumeeira, a casa cai — ressalta Maria Joelma, prima da artista que era vocalista da banda Calcinha Preta. — Temo pelo o que será da família agora sem a Paulinha, que ajudava com tudo e praticamente sustentava a família.

Desde que recebeu a notícia sobre a morte da filha, a mãe da cantora segue sob efeito de remédios, impossibilitada de falar, segundo familiares.


Nesta sexta-feira (25), o corpo de Paulinha Abelha está sendo velado num ginásio na cidade de Simão Dias, onde a artista foi criada. O enterro acontecerá no cemitério do município. Nessa quinta-feira (24), fãs prestaram homenagem à cantora num velório em Aracaju.

Pai da cantora, Gilson Santos Nascimento — que é conhecido pelo apelido Abelha, herança afetiva adquirida pela artista, que sempre foi muito próxima a ele — está internado para tratar um Alzheimer em estado avançado.

— Ele segue acamado e não sabe da morte da filha. Não tem por que dizer isso, pois será apenas mais um sofrimento, e ele não entenderá o fato — conta uma pessoa próxima da família ao GLOBO.

No início de janeiro, Paulinha publicou um vídeo mostrando o drama enfrentado pelo pai. A cantora, que era muito apegada à figura paterna e se responsabilizava pelos cuidados médicos dele, chamou a atenção de órgãos públicos ao expor as dificuldades para conseguir um tratamento adequado, tanto na rede privada, por meio do plano de saúde, quanto pela rede pública.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Paulinha Abelha (@paulinhaabelha)

"Já recorri a tudo, para ter uma ajuda, um home care aqui em casa e eu queria muito que vocês me ajudassem propagando esse vídeo porque eu preciso de ajuda para poder ter paz mental, ter um psicológico para cantar", desabafou a cantora, num longo vídeo.

"Eu já fui atrás de tudo que vocês podem imaginar para poder dar o mínimo de conforto para ele nos últimos dias de vida e eu não tenho ajuda. Tudo vem de mim, do meu trabalho, do que eu faço. Tudo que vocês possam imaginar", acrescentou a artista, no mesmo post.