INFRAESTRUTURA VIÁRIA

Assinada ordem de serviço para triplicação da BR-232 no Recife

O documento de ordem de serviço foi assinado pelo prefeito do Recife e governador do Estado, dando aval à obra

Fernanda Batista exibe projeto da triplicação - Marconi Meireles/Folha de Pernambuco

O prefeito do Recife, João Campos, e o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, assinaram, na manhã desta sexta-feira (25), a ordem de serviço para início das obras de triplicação da BR-232. O projeto visa a melhorar a mobilidade do trânsito e tem previsão para ser concluída em até 12 meses. 

"Está é uma obra contratada pelo Governo do Estado, da triplicação do acesso da BR-232 ao Recife. 70% da obra fica no Recife", afirmou o prefeito João Campos, explicando: "Fizemos o cadastro das áreas que serão atingidas e estamos fazendo um projeto que a Prefeitura vai realizar de maneira integral, de toda a organização paisagista e da agricultura familiar que fica nas alças da BR-232 e da BR-101. Vai ser uma obra realizada pelo Estado, com a parceria do município".

De acordo com a secretária de Infraestrutura do Estado, Fernanda Batista, com a assinatura recebida nesta sexta, os primeiros passos para a ampliação da rodovia já estão sendo tomadas. "A empresa já está no Estado e iniciou a contratação de pessoal. Está iniciando também a partir de segunda-feira (28) a montagem do canteiro de obras. Também vai ser instalada a usina de asfalto e todo o laboratório de controle tecnológico", informou ela, explicando que essa primeira etapa deve durar de 20 a 30 dia. 

A partir daí, explicou será iniciada a fase da obra propriamente dita - "De quebra de pavimento, de construção de todos os aspectos urbanísticos que estão considerados neste projeto", afirmou ela, mostrando o documento. 

A obra está orçada em R$ 100 milhões e busca uma melhoria na fluidez, integração e acessibilidade da BR-232. "Todas as soluções que foram propostas foram pensando nos usuários: no pedestre, no ciclista Tem iluminação pública, acessibilidade garantida, paisagismo, conforto, passarelas, uma nova sinalização que inclusive permite a retirada das lombadas eletrônicas, é um projeto muito amplo". 

Fernanda divulgou que, com a ampliação da via, em torno de 4 milhões de pessoas serão diretamente beneficiadas com a redução do tempo de viagem. A estimativa é de que as pessoas diminuam o tempo no trajeto de 1 hora para 25 minutos, o que representa um ganho de 58%. 


João Campos - Foto: Marconi Meireles/Folha de Pernambuco

O prefeito João Campos admite que, durante o serviço, "alguns transtornos serão gerados", mas explicou que um trabalho será feito envolvendo CTTU, Polícia Rodoviária Federal e Batalhão de Trânsito da Polícia Militar para orientação sobre o trânsito na área, que deverá sofrer desvios. "O que é importante deixar claro é que a previsão de execução é de 12 meses, então é uma obra que vai passar 1 ano para ser feita, mas depois vai estar ali para a eternidade", completou João Campos.

Para a triplicação da BR-232, alguns comércios e casas precisarão ser desapropriadas. “A primeira versão do projeto tinha a necessidade de desapropriar mais de 300 imóveis, mas, depois de toda a revisão e discussão com uma série de órgãos, garantimos que essas interferências fossem reduzidas a mais ou menos 55 imóveis, em sua maioria parciais, isto é, imóveis que vão ser parcialmente desapropriados", afirmou Fernanda Batista. Segundo ela, 80% já forma negociados. "Estamos em fase de pagamento, mas isso foi discutido com a população e todo mundo reconhece o ganho que esse projeto vai trazer na vida dos usuários pernambucanos”, disse a secretária.