INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE

Inclusão no Carnaval é debatida no programa Resgatando a Cidadania, na Rádio Folha FM

O comunicador cego Domingos Sávio conversou com representantes de blocos de Carnaval que promovem a participação de pessoas com deficiência

Matheus Pimentel, usuário de cadeira de rodas e aluno da Escola de Frevo do Recife, dançando - Divulgação

Neste Sábado de Zé Pereira – que marcaria o desfile do Galo da Madrugada, maior bloco de Carnaval do Mundo, mas que está com ruas vazias, por conta da pandemia – o programa Resgatando a Cidadania falou sobre a participação das pessoas com deficiência nas Festas de Momo. O comunicador cego Domingos Sávio conversou com o cantor e compositor Ed Carlos, além de representantes de blocos que promovem a inclusão em Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O programa debateu sobre o preconceito no Carnaval, com foco na visibilidade das lutas pela inclusão das pessoas com deficiência, e abriu espaço, ainda, para a reprodução de músicas carnavalescas de diferentes estados.

José Diniz Júnior, tesoureiro do bloco pernambucano ‘Me Segura Senão Eu caio’, falou sobre os objetivos da iniciativa: “É um bloco que veio afirmar as pessoas com deficiência, mostrar à sociedade que a pessoa com deficiência brinca Carnaval”.

O cantor e compositor Ed Carlos também falou sobre o ‘Me Segura Senão Eu Caio’, chegando a se emocionar quando lembrou os impactos da pandemia sobre as festas carnavalescas: “Esse momento me deixa muito sensibilizado, porque estou todo arrepiado. Você não tem noção do que é estar, no dia de Sábado de Zé Pereira, em casa, no Sábado do Galo”.

Foram ouvidos representantes de blocos que promovem o Carnaval inclusivo em outros estados – como Silvonete Brandão, do ‘Me Deixe à Vontade’, que sai em Salvador, capital da Bahia. Íris Paschual, Presidente do bloco ‘Abrace’, do Rio de Janeiro, que é integrante da ‘Associação Brasileira de Reabilitação e Apoio aos Cegos e Surdos’, e Júlio de Lima, que tem deficiência visual e é Presidente da Escola de Samba ‘Pandeiro de Prata’, no Rio Grande do Sul, também participaram.

O Resgatando a Cidadania é apresentado pelo radialista Domingos Sávio e vai ao ar todos os sábados, ao meio-dia, pela Rádio Folha 96,7 FM.

Confira o programa acessando o podcast Inclusão e Acessibilidade no player abaixo: