GUERRA NA UCRÂNIA

Técnico do Sheriff, time que venceu o Real Madrid na Champions, se alista ao exército ucraniano

Yuriy Vernydub, de 56 anos, retornou ao seu país e se juntou ao exército para lutar contra os russos

Vernydub, no centro, ao lado de dois soldados ucranianos - Reprodução

O técnico Yuriy Vernydub, de 56 anos, deixou a Moldávia, onde treina o Sheriff Tiraspol, para se alistar ao exército Ucraniano. O treinador comandou a equipe, na quinta-feira (24), no jogo contra o Braga, pela Liga Europa, e logo depois viajou para Ucrânia para se juntar à linha de frente.

Vernydub foi responsável pela maior façanha do seu time. O Sheriff venceu o Real Madrid na fase de grupos da Champions em pleno Santiago Bernabéu. A partida terminou 2 a 1 para os moldávios, com o gol de desempate marcado aos 44 do segundo tempo. No jogo de volta, os espanhóis venceram por 3 a 0. 

Vernydub nasceu em Zhytomy, no norte da Ucrânia. Ele, que comanda o time da Maldávia há um ano, disse que apoiava a resistência ucraniana. 

"Tenho esposa, dois filhos, dois netos, irmãos e irmãs vivendo na Ucrânia. Desejo saúde a eles e que esta guerra não os toque. Quando chegar em Moldovia, vou pedir para voltar à Ucrânia. Disse para a minha família que, se eles precisassem de minha ajuda, estaria sempre com eles. Queria deixar algumas palavras de apoio ao povo ucraniano: estou orgulhoso das pessoas que defendem o país", disse o treinador após a derrota por 2 a 0 para o Braga, que resultou na eliminação do Sheriff da Liga Euopa.

Quem também se alistou ao exército ucraniano foi o boxeador Vasiliy Lomachenko. Ele é um dos principais nomes do boxe mundial. Desde que se tornou profissional, realizou 18 lutas, sendo 16 vitórias (11 por nocaute) e duas derrotas. Quando ainda era amador, o atleta conquistou duas medalhas de ouro em olimpíadas, em Pequim e Londres.