Podcast infantil sobre Cultura Popular da Zona da Mata de Pernambuco será lançado nesta quarta (2)
Episódios trazem memórias de brincadeiras dos terreiros, como maracatu rural, coco de roda, cavalo marinho e ciranda
Coco de Roda, Ciranda, Cavalo Marinho e Coco de Roda, Patrimônios Culturais do Brasil e manifestações da Cultura Popular, ganham protagonismo voltado para os pequenos no podcast “Brinquedos Populares”, com lançamento nesta quarta-feira (2), nas plataformas de streaming.
Fomentado pela Lei Aldir Blanc (PE), o projeto, idealizado pelo jornalista e produtor cultural Salatiel Cícero, traz em oito episódios – exibidos ao longo deste mês de março, às quartas e sábados, a partir das 14h, histórias e curiosidades de tradições que seguem em evidência na Zona da Mata Norte do Estado.
Em um dos episódios, por exemplo, a cidade de Nazaré da Mata – tida como a ‘Capital Estadual do Maracatu Rural’- o público vai conhecer a história do “Fandango”, tradição de origem portuguesa que reúne mulheres, homens e crianças vestidos de fardas de oficiais da Marinha e de marinheiros, cantando e dançando ao som de uma orquestra formada por viola, violão, cavaquinho e banjo.
Os episódios
Em cada um dos oito episódios, o podcast “Brinquedos Populares” – que também tem a proposta de servir como instrumento de educação para os pequenos, inclusive com compartilhamento a professores, pontos de cultura, bibliotecas e emissoras de rádio - vai percorrer tradições de cidades da Mata Norte pernambucana.
Além de Nazaré da Mata, manifestações culturais dos municípios de Glória do Goitá, Lagoa de Itaenga, Buenos Aires, Aliança e Goiana estarão nos programas, que podem ser ouvidos em quaisquer plataformas de streaming.
.