Futebol

Lutando contra passado de eliminações precoces, Sport visita o Altos na Copa do Brasil

Desde 2018, Leão não chega à segunda fase do mata-mata nacional; nos últimos anos, caiu para Tombense, Brusque e Juazeirense

Pedro Naressi durante treino com a camisa do Sport - Anderson Stevens/Sport Club do Recife

O momento não é dos melhores, mas cabe ao Sport manter Pernambuco vivo na Copa do Brasil. Após as eliminações precoces de Salgueiro e Náutico, o Leão é o único representante do Estado na principal competição mata-mata do País. Campeão em 2008, o Rubro-negro está indo para a sua 28ª participação no certame, e entra em campo na noite desta quarta (2) às 19h, para medir forças com o Altos/PI, no Lindolfo Monteiro, pela primeira fase. Nas últimas três edições, o time da Praça da Bandeira caiu nesta etapa do torneio.

Buscando evitar um novo vexame e com recursos limitados em 2022, a diretoria leonina vê a Copa do Brasil deste ano como uma boa oportunidade para o time da Praça da Bandeira encher o bolso. Para avançar à segunda fase, o Sport precisa vencer ou empatar com o Jacaré. Se classificando, coloca R$ 750 mil nos cofres da Ilha do Retiro.

Em prévia do confronto desta quarta, Altos e Sport se enfrentaram no último final de semana. Em mais uma atuação fraca da equipe pernambucana, o duelo terminou na igualdade de 0x0. Placar que seria suficiente para avançar nesta noite. Porém, os atletas rubro-negros esperam não passar sufoco para conseguir a classificação. "Valorizamos o jogo sem tomar gols. Se conseguirmos repetir isso, sairemos com a classificação. Mas, temos que aproveitar as chances que criarmos, pois assim facilita nosso trabalho", disse o volante Pedro Naressi.

Apesar de ter entrado com o time titular no domingo, para o compromisso deste meio de semana, o técnico Gustavo Florentín deixou claro que pode fazer mudanças na formação. No empate sem gols, o treinador optou por uma escalação com três volantes e apenas dois homens no ataque - Jáderson e Rodrigão. Desta vez, a tendência deve ser colocar três homens na frente, com o retorno de Juba. 

Ademais, mesmo com a possível mudança no ataque, Florentín pode ser obrigado a fazer outras alterações no time. No final de semana, quatro atletas foram substituídos alegando dores: Everton Felipe, Ítalo, Naressi e Sander. Destes, o camisa 10 é desfalque certo. Com uma entorse no joelho esquerdo, retornou ao Recife para passar por exame de imagem. Na cabeça de área, Blas Cáceres foi ausência na última partida com um desconforto no joelho direito e ainda é dúvida para o duelo desta noite.

Ficha técnica

Altos/PI
Marcelo; João Carlos, Mimica, Lucas Souza e Alexandre Pinho; Marconi, Tibiri e Elielton; Danillo Bala, Manoel e Betinho. Técnico: Carlos Rabello.

Sport
Mailson; Ewerthon, Thyere, Sabino e Sander (Lucas Hernández); William Oliveira, Naressi e Denner; Jáderson, Juba e Rodrigão. Técnico: Gustavo Florentín.

Estádio: Lindolfo Monteiro (Teresina/PI)
Horário: 19h
Árbitro: Luiz César de Oliveira Magalhães (CE)
Assistentes: Nailto Júnior de Sousa Oliveira e Eleutério Felipe Marques Júnior (ambos do CE)
Transmissão: Amazon Prime.