SÃO PAULO

Temporal causa alagamentos e transbordamento de córrego em São Paulo

Foram 150 chamados na capital e Grande SP, diz Corpo de Bombeiros

Bombeiros removem lama em busca de vítimas após um deslizamento de terra causado por fortes chuvas enterrou casas em Franco da Rocha, estado de São Paulo, Brasil, em 31 de janeiro de 2022 - Filipe Araujo / AFP

O forte temporal que atingiu a cidade de São Paulo e parte da região metropolitana na noite de ontem (1º) provocou diversos alagamentos. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram 150 chamados para enchentes e alagamentos na capital e na Grande São Paulo.

Duas pessoas ilhadas tiveram que ser resgatadas pelos bombeiros na Avenida Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello, na Vila Prudente, zona leste. O túnel do Vale do Anhangabaú, no centro, e algumas ruas do entorno ficaram alagadas. Circulam vídeos nas redes sociais de diversos pontos da cidade com ruas tomadas de água e carros boiando.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), as chuvas provocaram o transbordamento do Córrego Ipiranga na altura da Avenida Tereza Cristina, na zona sul paulistana. A região de Pinheiros, a oeste da cidade, chegou a acumular 93,6 milímetros de chuva, e a Vila Prudente, na zona leste, registrou 79,5 milímetros de precipitação.

Os bombeiros atenderam ainda 93 chamados para quedas de árvores e 12 ocorrências de desabamentos e deslizamentos de terra.