Futebol

Mesma pontuação, cenários diferentes: veja como Náutico e Sport podem avançar de fase no Nordestão

Timbu e Leão estão com oito pontos, mas chave dos alvirrubros (B) tem média de pontos acima do bloco dos rubro-negros (A)

Sport x Náutico, pelo Nordestão 2022 - Tiago Caldas/CNC

Eliminados na primeira fase da Copa do Brasil, Náutico e Sport querem evitar uma nova desclassificação precoce, desta vez na Copa do Nordeste. Neste fim de semana, Timbu e Leão terão confrontos decisivos, contra Sergipe e Bahia, respectivamente. Mas o que é preciso fazer para terminar a etapa de grupos no G4? A Folha de Pernambuco explica como alvirrubros e rubro-negros podem continuar vivos no Nordestão. Com exceção de Atlético/BA (7º, no A) e CRB (2º, no B), que se enfrentam no dia 10 de março, os demais times da competição possuem dois jogos restantes.

O atual formato de disputa da Copa, com dois grupos de oito clubes cada, enfrentando times do lado oposto, foi adotado a partir de 2019. Os quatro melhores de cada bloco passam para o mata-mata. Pelo regulamento, é comum que exista uma disparidade de pontuação em cada chave - uma pode ter equipes com melhor desempenho do que outra. Há três anos, no A, o Vitória chegou a ficar em quarto com apenas sete pontos e sem um triunfo sequer. Na mesma edição, no B, o Náutico precisou de 15 para avançar às quartas.

Secar todos de baixo

Na terceira posição do A, com oito pontos, o Sport precisa focar nos times que estão abaixo na chave. O Leão só precisa secar CSA (2º, com 11) e Fortaleza (1º, com 12) se os demais entre a quarta e a sétima posições vencerem. O atual quarto colocado, Sampaio Corrêa, tem sete pontos, com aproveitamento de 38,7%. Se essa média do primeiro integrante do G4 permanecer, os rubro-negros avançariam à próxima etapa com pelo menos 10 pontos ao término da fase (pouco mais de 41%). Na prática, dois empates. Para ficar mais tranquilo, o ideal seria vencer pelo menos um dos dois compromissos finais (Bahia e Floresta), finalizando em 11.

Hora da arrancada

A situação do Náutico, seguindo a média atual do Grupo B, é mais delicada. O Timbu é o quinto, com oito pontos. Mesmo desempenho do Sport (duas vitórias, dois empates e duas derrotas), mas com o azar de pegar uma chave com clubes que pontuaram mais. O atual quarto colocado é o Bahia, que tem 10, com aproveitamento de 55,6%. Por esse caminho, precisa vencer os próximos dois embates, contra Sergipe e Globo/RN, alcançando os 14 (58,3%). 

Como os times de um mesmo grupo não jogam entre si, o melhor para Sport e Náutico é torcerem para que os integrantes de suas respectivas chaves percam. O Leão poderia passar de fase mesmo sem pontuar mais - teria de contar com derrotas/empates de Sampaio Corrêa, Campinense, Globo e Atlético/BA. No caso do Timbu, necessitaria acontecer pelo menos uma vitória, secando posteriormente Bahia, Altos, Floresta/CE e Sousa/PB.